Em um comunicado oficial, a mineradora Vale, um das maiores do mundo, suspendeu a paralisação da disposição de rejeitos da barragem 7, em Jeceaba (MG). O embargo da atividades aconteceu na sexta-feira (30) após a Declaração de Conformidade e Operacionalidade (CDO) da estrutura ter sido negada.
O DCO avaliar espedificamente as medidas prewvistas nos Planbos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBMs), cuja implantação depende de estudos técnicos e da atuação conjunta como o poder público municipal.
Importante esclarecer que o DCO não envolve questões relativas às condições de segurança da barragem e que e estrutura possui Declaração de Condições de Estabilidade (DCE) positiva.
Reforçamos ainda que os monitoramentos, inspeções e obras de reforço da barragem serão mantidos. A Barragem 7 é monitorada permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico.

![OC011025E-Banner-digital-estático-[Portal]-vLogo-970x120-px](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/OC011025E-Banner-digital-estatico-Portal-vLogo-970x120-px.png)



