Nesta terça-feira (1º) começa o mês de agosto, que segundo meteorologistas, deve ser um pouco mais frio que julho, mas com tempo ainda seco e pouca chuva. A previsão aponta duas frentes frias entre as duas quinzenas, mudanças que devem causar frio intenso no estado de São Paulo.
A previsão indica que entre os dias 1º e 13 de agosto, o padrão dos últimos dias deve ser mantido: tempo seco, sem chuva, com baixa umidade do ar – em torno de 30% – e altas temperaturas. Algumas cidades chegam, inclusive, a ultrapassar os 30ºC.
Esse calorão é provocado pela atuação da massa de ar seco que mantém as temperaturas no alto no estado paulista. A tendência, então, é de temperaturas entre a média e acima do normal.
O clima deve mudar de forma mais significativa a partir de 14 de agosto, com a chegada da primeira frente fria um pouco mais intensa que pode, inclusive, trazer chuva mais volumosa no sul/leste do estado de São Paulo. Algumas regiões – Ourinhos, Itapeva e litoral – devem ter chuva acima da média do mês por isso.
De acordo com a Climatempo, algumas regiões podem não ser impactadas pelas chuvas, mas há uma expectativa de mudança geral em relação às temperaturas, já que a previsão é de uma queda mais significativa, com “cara de inverno”.
A segunda frente fria deve chegar mais ao final do mês, e na região central, pode vir acompanhada de chuva. Historicamente, agosto é um mês com baixos volumes de chuva, em torno de 30 milímetros.
– Publicidade –
TEMPO SECO E BAIXA UMIDADE DO AR
Segundo a Climatempo, o tempo vai ficando mais seco ao longo do mês, com diminuição gradual dos índices de umidade relativa do ar e alerta especial para o estado de São Paulo, que sofre com risco de queimadas.
FONTE A CIDADE ON