30 de abril de 2024 17:03

CNH: novas regras que você precisa saber para não ser multado

Normas mudaram novamente, e os motoristas devem permanecer atentos para não serem multados.

CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é uma documentação que pode ser usada como identidade oficial do indivíduo e também para habilitá-lo a conduzir veículos automotores dos mais variados tipos. Logo, esse importante papel passou por algumas alterações que afetarão diretamente os seus portadores.

Ao contrário de outros papéis, este comprova que a pessoa está apta para dirigir, uma atividade que, por sua vez, é considerada como perigosa. Dessa forma, é essencial estar ciente de todas as normas vigentes para não colocar a sua vida e a de terceiros em risco.

Consequentemente, uma das características mais conhecidas na sua obtenção é o treinamento de base oferecido nas autoescolas, que dura em média 6 meses. Mas, a grande diferença está nos custos para tal. Afinal, todos sabem que tirar a habilitação não é nada barato aqui no Brasil.

Logo, os centros responsáveis por oferecer o devido treinamento cobram em torno de R$ 2 mil nas aulas, além de custos adicionais como exames médicos e de caráter psicotécnico. Seguidamente, as avaliações práticas e teóricas também são cobradas, e a emissão final da carta pronta possui uma cifra média de R$ 120.

Mudanças servem para desburocratizar

Todas as alterações propostas visam diminuir a burocracia existente nos processos anteriores, simplificando mais as coisas. Por exemplo, agora a CNH somente precisará ser renovada a cada 10 anos, sendo que antes o prazo era de 5 anos para condutores com menos de 50 anos.

Desde abril, a nova legislação de trânsito vigente estava prevendo um tempo maior. Entretanto, quem possui entre 50 e 69 anos deverá realizar a renovação a cada 5 anos. Enquanto isso, cidadãos com mais de 70 anos continuam na mesma regra anterior de 3 anos.

A nova lei também confere uma pontuação mais extensa para o recebimento de multas de trânsito. Caso o motorista não sofra uma penalidade de natureza gravíssima, o novo limite será de 40 pontos, mas antes era metade disso.

Por fim, a questão das categorias também sofreu algumas atualizações. Agora, aqueles que possuam a habilitação C, D e E são obrigados a apresentar resultado negativo nos exames de natureza toxicológica para dar entrada no processo de renovação do documento. Lembrando que as avaliações devem ser feitas a cada 2 anos e 6 meses.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade