Segundo dados epidemiológicos, Lafaiete (MG) chegou 2023 com 1.288 casos de dengue confirmados. Até 17 de janeiro de 2024 eram 70 confirmados. Segundo o boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde o número de casos prováveis neste ano foi 1.131 e com 6 casos de chikungunya deixando uma alertas as autoridades do setor.
Neste cenário de surto da doença, a Secretaria de Saúde de Conselheiro Lafaiete solicitou ao Estado, como reforço ao combate à dengue, o envio do carro para realização do UBV veicular, o “fumacê”. O veículo chegou ao município nesta manhã, 31/01, e tão logo a programação com as rotas esteja finalizada ele começará a circular.
A Prefeitura implantou cinco Unidades Sentinelas para atendimento aos pacientes com suspeita de dengue ou chikungunya, que necessitam de soroterapia /hidratação venosa, bem como observação. As unidades funciona nas UBS’s dos bairros Cachoeira, Albinópolis e Belavinha, além do Centro Regional de Saúde do São João e Centro Regional de Saúde da Barreira.
O horário de atendimento será de 7h às 19h.