×

Segredo: MG será a próxima chinesa no Brasil, com direito a fábrica

Estrutura para vender os carros da MG no Brasil já está sendo montada e há planos concretos de investimento em fábrica

Originalmente britânica, mas hoje em dia totalmente chinesa, a MG será a próxima fabricante asiática a desembarcar no Brasil. Depois de uma desastrosa passagem no nosso país entre 2010 e 2013, onde quase ninguém se lembra, a montadora controlada pela SAIC vai voltar, mas agora até com fábrica.

Diferentemente de antes, quando a MG chegou com operação tímida e pequena no Brasil, a nova fase da marca será feita com o mesmo peso de BYD e GWM. As duas chinesas se tornaram referência para outras presentes no país a ponto de terem suas estratégias praticamente copiadas.

Atualmente a MG já está recrutando uma equipe robusta de executivos, inclusive com ex-funcionários da Mercedes-Benz trabalhando na implementação de concessionárias da marca. Vale lembrar que a marca atua há um certo tempo na América Latina com sucesso, especialmente no Chile.

MG ZS [divulgação]
MG ZS [divulgação]

SUVs, sedã, um hatch e um conversível

Hoje a linha MG é constituída apenas de quatro tipos de modelos, mas ao todo são sete modelos diferentes. A linha de sedãs é constituída pelos modelos MG5, MG6 e MG7. O MG6, vale lembrar, já foi vendido no Brasil, mas em sua geração anterior. Lá na China, ele conta com versões Pro, XLine e as híbridas XPower e PHEV.

Já a linha de SUVs, que é a mais popular nos países vizinhos ao nosso, é formada pelos modelos HS, ZS e One. Lembrando que o HS tem porte intermediário entre Jeep Compass e BYD Song Plus, além de contar com uma versão híbrida plug-in. Já entre os  elétricos temos o conversível Cyberster e o hatch MG4 (o Dolphin da MG que tem feito sucesso na Europa).

MG Cyberster [divulgação]
MG Cyberster [divulgação]

Ainda não há confirmação de quais modelos serão vendidos no Brasil. Contudo, a MG deve seguir a estratégia das rivais BYD e GWM e apostar em eletrificação. O MG4, que é rival direto de BYD Dolphin e GWM Ora 03 deve ser a estrela da gama junto do HS híbrido. Modelos puramente a combustão também podem vir, mas são menos cotados.

A marca deve trazer também o MG6 híbrido, já que BYD e GWM não apostam ainda na categoria de sedãs. Com isso, a fabricante meio britânica, meio chinesa, poderá ter um importante diferencial de mercado e concorrer diretamente com o Toyota Corolla Hybrid, atualmente o único híbrido de verdade no segmento.

MG HS [divulgação]
MG HS [divulgação]

Fábrica no Brasil

Anunciada em novembro de 2023, a fábrica da MG será instalada em Pouso Alegre, Minas Gerais. O investimento de R$ 270 milhões gerará 465 empregos diretos e mais uma boa quantidade de indiretos. Só que essa fábrica pode ou não ser relacionada diretamente aos carros da MG.

Isso porque a fabricante erguerá a fábrica para fornecer motores à XCMG. A empresa atua no Brasil há um bom tempo e é fabricante de veículos pesados como caminhões gigantes, retroescavadeiras, guindastes, entre outros. Há até produtos elétricos. Ou seja, a fábrica pode fazer motores somente para pesados, mas também para carros.

MG MG6 X-Power [divulgação]

FONTE AUTO + TV

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp