Aproveite o pós-carnaval para alavancar a carreira, seja se atualizando ou mudando de área
O Carnaval chega ao fim, e, como se diz no Brasil, o ano finalmente vai começar. É hora de tirar a fantasia, organizar as finanças e colocar a mão na massa. Para quem quer buscar emprego, atualizar-se ou mesmo mudar de área, O Tempo ouviu quatro especialistas em carreiras, que deram dicas sobre as tendências do mercado e falaram sobre como se preparar.
Os segmentos que estão em alta são tecnologia, saúde, vendas e marketing (leia mais abaixo). “Por conta do ChatGPT (ferramenta baseada na inteligência artificial, que oferece ao usuário uma forma simples de obter respostas sobre questões diversas), a tecnologia tem grande gama de oportunidades”, pontua o analista do Senac Minas – Rede de Carreiras, Guilherme Lima.
>Boa parte das vagas não exige graduação, como desenvolvedor de softwares e consultor de vendas, mas conhecimento aprofundado, além de interesse e facilidade com as ferramentas. “Tem vários cursos de programação no mercado, alguns com custo mínimo, em que a pessoa faz o curso e, à medida que passa nas provas, já tem emprego garantido”, completa o mentor de carreiras Moacyr Castellani.
Para além das áreas em destaque, uma habilidade em alta é saber promover a satisfação do cliente. “É o que a tecnologia ainda não consegue substituir. É o que a gente chama de ‘soft skills’, conjunto de habilidades para ‘encantar’ o cliente, saber escutar, identificar as necessidades dele e superar as expectativas”, completa Castellani. Ter inglês fluente continua abrindo portas. “Muitas empresas abrem mão da experiência porque precisam da pessoa que fala inglês”, diz a mentora de carreiras Lívia Reis.
E seja qual for a área escolhida, o sucesso profissional está no tripé formado por autoconhecimento, networking (rede de contatos) e aprendizado contínuo. “Quanto mais a pessoa se sentir realizada, mais ela vai ter algo para oferecer para o mundo e mais vai ser feliz”, diz Castellani.
Da construção civil para a área da saúde
A decisão de mudar de área ou carreira não deve ser tomada de forma impulsiva. “Muitas vezes a pessoa se interessa por uma vaga ou área específica, mas não tem tanto conhecimento ou afinidade. Então, primeiro, ela deve fazer uma reflexão, um exercício de autoconhecimento”, orienta o analista do Senac Minas – Rede de Carreiras, Guilherme Lima.
Foi assim que o belo-horizontino Carlos Ferreira, de 41 anos, decidiu deixar para trás a carreira de duas décadas como empreiteiro para começar do zero na área da saúde. A semente da mudança foi plantada pela ex-mulher dele. “Ela sempre bateu na tecla de que eu tinha paciência e levava jeito para cuidar de idosos e crianças”, lembra Ferreira.
Na pandemia, em 2021, quando a construção civil teve grande baixa, Ferreira decidiu que era a hora. Ele fez um curso técnico de cuidador de idosos e, desde então, já se especializou e vem atuando com sucesso na área. “Agora, estou em busca da formação acadêmica. Quero entrar na faculdade de enfermagem no próximo semestre”, planeja.
Bombando em 2024
Saiba quais são as áreas que devem ter boas oportunidades neste ano:
Tecnologia
Setor que já vem crescendo nos últimos anos, deve continuar com boa perspectiva. Há muitos cursos técnicos e de extensão voltados para a área.
Algumas profissões com forte potencial:
Desenvolvedor de software
Especialista em inteligência artificial
Analista de segurança da informação
Analista de dados
Técnico em TI
Saúde
Carreiras relacionadas à saúde serão cada vez mais consumidas, principalmente nas áreas ligadas à saúde mental.
Algumas profissões:
Psicólogo infantil
Psiquiatra
Nutricionista
Terapeutas alternativos e holísticos
Cuidador de idosos
Vendas e marketing
Empresas de diversos ramos continuam a expandir os setores de marketing e vendas, com foco também nas redes sociais como estratégia.
Analista de marketing
Analista de CRM
Especialista de marketing em mídias sociais
Gerente de vendas
Gerente de produtos
Outras profissões que estão em destaque:
Assessor de investimentos
Analista de construção civil
Técnico em geologia
Técnico de segurança do trabalho
Especialista de recursos humanos
Especialistas em direito digital
Engenheiros de fintechs (bancos digitais)
Habilidades para se destacar em todas as áreas
Fluência em inglês e outros idiomas
Gestão de projetos, consultoria e liderança
Prover uma boa experiência ao cliente
Fontes: Guilherme Lima, Analista do Senac – Rede de Carreiras; mentor de carreira Moacyr Castellani; mentora de carreira Lívia Reis; mentor de carreira Ghoeber Morales; LinkedIn e pesquisa direta
FONTE O TEMPO