×

13 cachoeiras para visitar pelo menos uma vez na vida

Descobrir uma coleção de cachoeiras impressionantes para visitar pode ser uma das maneiras mais deslumbrantes de fazer isso. Essas belas maravilhas naturais são compostas pelos mesmo elementos que tornam qualquer disciplina visual interessante: contraste, equilíbrio, forma e estrutura.

A seguir, confira 13 cachoeiras incríveis, desde uma na Islândia com propriedades curativas até uma cachoeira semelhante a uma lava no Parque Nacional de Yosemite. Essas belezas provam que a Mãe Natureza pode ser a designer mais talentosa de todas. Confira cachoeiras imperdíveis para visitar em todo o mundo:

1. Niagara Falls (EUA e Canadá)

 — Foto: Getty Images/Westend61
— Foto: Getty Images/Westend61

Há debates sobre se as Cataratas do Niágara, ou Niagara Falls, são melhores do lado canadense ou do lado norte-americano. Em geral, acredita-se que o lado canadense tenha as melhores vistas, principalmente panorâmicas, enquanto o lado norte-americano oferece vistas de perto a muitas das cataratas, além de ser um pouco mais parecida com um parque. Por fim, qualquer uma das opções oferecerá experiências totalmente inesquecíveis em algumas das mais belas cachoeiras do mundo.

2. Parque Nacional dos Lagos Plitvice (Croácia)

 — Foto: Getty Images/Nikpal
— Foto: Getty Images/Nikpal

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é o maior parque nacional da Croácia e possui cachoeiras que conectam uma série de lagos impressionantes, acima e abaixo do solo. “O sistema de lagos é o resultado de milênios de processos geológicos e bioquímicos contínuos que criam barragens naturais conhecidas como barreiras de tufo”, explica a UNESCO. “A escala do sistema geral lagos e as barreiras naturais são uma expressão excepcional do fenômeno esteticamente impressionante, reconhecido desde o final do século XIX”. Aqui, as quedas fluem através de florestas densas e descem por cânions de calcário.

3. Cachoeira Skógafoss (Islândia)

 — Foto: Getty Images/Urban Cow
— Foto: Getty Images/Urban Cow

Localizada no sul da Islândia, a água que flui por Skógafoss não vem de um lago ou rio, mas diretamente das geleiras: Myrdalsjokull e Eyjafjallajokull. Caminhar até o topo das cataratas é uma atividade popular e oferece vistas da costa da Islândia. No entanto, diz a lenda que também pode haver mérito no que está por trás da beleza natural. De acordo com um conto popular, um viking chamado Thrasi escondeu ouro sob o poderoso riacho. Segundo a lenda, um corajoso aventureiro encontrou o baú que continha o tesouro e amarrou uma corda no anel da alça. Ele puxou, mas só voltou com o anel, que foi usado em uma porta na Igreja Skogar.

Localizada na fronteira da província de Misiones, na Argentina, e no estado do Paraná, no Brasil, as Cataratas do Iguaçu estão entre as cachoeiras mais famosas da América do Sul. A área é o maior sistema de cachoeiras do mundo e é tão impressionante que houve rumores de que a ex-primeira-dama Eleanor Roosevelt disse “pobre Niágara” quando as viu pela primeira vez.

5. Angel Falls (Venezuela)

 — Foto: Getty Images/Gummy Bone
— Foto: Getty Images/Gummy Bone

Com uma altura de 979 metros, Angel Falls é a cachoeira ininterrupta mais alta do mundo. A água flui do rio Churun e transborda na montanha Auyantepui. Localizada em uma selva densa, diz-se que as vistas são as melhores do ar.

6. Firefall de Yosemite (Estados Unidos)

 — Foto: Getty Images/Yajnesh Bhat
— Foto: Getty Images/Yajnesh Bhat

Existem muitas cachoeiras no Parque Nacional de Yosemite, e a Horsetail Fall raramente é considerada a mais impressionante. No entanto, isso muda todo mês de fevereiro, quando as condições naturais podem se alinhar para criar a aparência de fogo derretido fluindo na encosta da montanha El Capitan. As condições precisam ser perfeitas, explica o parque nacional, mas se o tempo estiver bom, o observador está no lugar certo e a água está realmente fluindo (ela vem do derretimento da neve e, por isso ocasionalmente seca), a luz do sol que incide sobre a montana cria um efeito semelhante a uma brasa. O nome vem de uma antiga atração turística que envolvia empurrar uma fogueira de verdade para fora das montanhas, mas essa tradição acabou.

7. Ruby Falls (Estados Unidos)

 — Foto: Getty Images/Pugalenthi
— Foto: Getty Images/Pugalenthi

Nas profundezas da Lookout Mountain, perto de Chattanooga, Tennessee, os viajantes podem encontrar a Ruby Falls, uma série de cachoeiras subterrâneas em cascata. Leo Lamberto, um químico e amante das cavernas, encontrou as cachoeiras por acidente e as batizou em homenagem a sua esposa, Ruby. De acordo com o conselho de turismo de Chattanooga, o local oferece a cachoeira subterrânea mais alta e profunda aberta ao público.

8. Victoria Fall (Zâmbia e Zimbábue)

 — Foto: Getty Images/Kelly Cheng Travel Photography
— Foto: Getty Images/Kelly Cheng Travel Photography

De acordo com o Victoria Falls Tourism, os visitantes próximos às enormes cataratas podem ouvir o barulho da água em cascata a quase 40 quilômetros de distância. Embora não seja a mais alta nem a mais larga, o local é considerado a maior cortina de água em queda do mundo. Um dos lugares mais emocionantes para observar a enorme maravilha natural é em Devil’s Pool, localizado no lado zambiano da queda. Como uma piscina infinita natural, os corajosos o suficiente para dar um mergulho podem observar a cachoeira da borda de uma parede de rocha. O acesso é feito através de visitas guiadas e apenas em condições de maré baixa.

9. Cachoeiras Krimml (Áustria)

 — Foto: Getty Images/EKH-Pictures
— Foto: Getty Images/EKH-Pictures

Diz-se que a maior cachoeira da Europa, Krimml, tem propriedades curativas. Segundo os pesquisadores, a névoa da água batida torna-se um aerossol, semelhante ao tipo de partículas finas que saem de um inalador. As pessoas próximas às cataratas podem inalar esse spray, que consiste em partículas de água com íons carregados negativamente. “Os íons aderem a gotas de água minúsculas”, explica o site oficial para visitantes da cachoeira. “O ar respiratório normal contém de 300 a 3.000 pares de íons por centímetro cúbico – até 70 mil foram medidos perto das cachoeiras de Krimml”. Diz-se que os íons negativos têm efeitos anti-inflamatórios, resultando na melhora dos sintomas de pessoas com asma e alergias.

10. Erawan Falls (Tailândia)

 — Foto: Getty Images/lkunl
— Foto: Getty Images/lkunl

Sete níveis de água corrente compõem a Erawan Falls, uma das mais belas cachoeiras do mundo. Localizada na Tailândia, a água verde-esmeralda se acumula em lagos rochosos, criando uma imagem impressionante. As cataratas recebem o nome de um elefante branco de três cabeças da mitologia hindu, com o qual se diz que a camada superior se assemelha.

11. Jog Falls (Índia)

 — Foto: Getty Images/Manjunath Undi
— Foto: Getty Images/Manjunath Undi

Jog Falls é particularmente impressionante porque é uma cachoeira segmentada. Os quatro riachos nascem do rio Sharavati e mergulham a 250 metros de altura. Durante as monções, os diferentes braços podem aparecer quase como um só.

12. Bigar Falls (Romênia)

 — Foto: Getty Images/Panfil Pirvulescu
— Foto: Getty Images/Panfil Pirvulescu

O riacho que desce pelas rochas cobertas de musgo em Bigar Falls, na Romênia, parece muito com as folhas de um salgueiro-chorão que de repente se transformassem em água. Localizada no Parque Nacional de Cheile Neire-Beusnita, a água flui sobre um conjunto de superfícies relativamente planas, forçando os riachos a se dispersarem pela paisagem.

13. Havasu Falls (Estados Unidos)

 — Foto: Getty Images/skiserge1
— Foto: Getty Images/skiserge1

Há poucas coisas tão fascinantes quanto o contraste entre as rochas vermelhas do Grand Canyon e as águas cristalinas das Cataratas Havasu, ou Havasu Falls. Embora deslumbrante, não é uma cachoeira fácil de chegar. É preciso fazer uma caminhada de 16 quilômetros até as profundezas no cânion e os visitantes são obrigados a acampar aqui durante a noite.

FONTE CASA VOGUE

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp