Cantiga do Moinho é nome de canção autoral da cantora e compositora Sol Bueno, que foi lançada em junho desde ano. A canção inicialmente foi lançada em 2017 e integrou o trabalho Poeira Dançante (I Prêmio da Música Popular Mineira na categoria Música Regional). Neste novo projeto, a música foi regravada, incluindo novos instrumentos, como acordeom, ganhou uma poesia, e um videoclipe.
A música fala do universo sensível do íntimo rural, dos ciclos que começam, findam e recomeçam, como os ciclos das colheitas, das estações, das festas regionais, da vida. Em um contexto pós pandemia, a canção também fala sobre esperançar e cuidar a vida. As imagens transmitem cenários interioranos, que reflitam emoções e sentimentos, ao mesmo tempo que conta da rotina das pessoas e da vida no campo, ambiente que a autora vive. O pós pandemia soa como um outono, em que as folhas caíram, e novos recomeços se fazem necessários. O videoclipe da canção trouxe mais potência a esta mensagem, assim como para a poética proposta na canção, da vida e seus ciclos.
Com classificação livre, o videoclipe também ganhou versão em LIBRAS e com audiodescrição, dando maior visibilidade à riqueza da sonoridade musical regional de forma mais acessível para o público. O projeto teve apoio da Lei Paulo Gustavo no município de Moeda, e pode ser acessado gratuitamente nas plataformas digitais. O videoclipe, incluindo versões com LIBRAS e audiodescrição podem ser acessados através dos links.
Link para LIBRAS
https://www.youtube.com/watch?v=LGmToKSI3SA
Link para adioodescrição
https://www.youtube.com/watch?v=NUFSl-HUT3M&t=0s