Um forte terremoto de magnitude 7,3 atingiu a região próxima ao deserto do Atacama, no norte do Chile, perto da fronteira com Bolívia e Argentina, na noite desta quinta-feira (18). No mesmo horário, moradores de São Paulo de outras cidades do Brasil relataram que sentiram os abalos.
Em Congonhas (MG) surgiram relatos de moradores nas redes sociais de um tremor de terra que logo de propagou por toda a região.
Ainda ontem (18), a CSN Mineração informou sobre um tremor de terra detectado mas que não comprometeuy a segurança da Barragem Casa de Pedra. Logo após análise dos dados dos instrmentos de monitoramento ficou confirmados que todos os sistemas seguem operando dentro dos parâmetros de segurança
A Companhia está verificando junto ao sismógrafo a origem e o grau do tremor relatado. A CSN reforçou que a barragem Casa de Pedra permanece seguro e estável.
Consulta
Nossa reportagem consultou o centro de sismologia da Universidade de São Paulo, órgão que acompanha e mede a intensidade destes fenômemos, porém não foram identificados tremores em Congonhas, mas em outras cidades Santo Antonio do Amparo, Bonfim e Frutal.
Tremores
Novamente em agosto de 2021, um novo tremor. Em ambos os casos, a CSN tranquilizou os moradores.