Volvo 240 e seu motor Redblock
O Volvo 240 é mais do que apenas um carro; é um verdadeiro monumento de resistência e engenharia. Equipado com o lendário motor Redblock, esse veículo se tornou um símbolo de indestrutibilidade, ganhando o respeito e a admiração de entusiastas e mecânicos ao redor do mundo.
O Volvo 240 foi carinhosamente apelidado de “tijolo” devido ao seu design robusto e angular. Mas a real força desse veículo vem de seu motor, o famoso motor Redblock. Concebido na década de 1970, esse motor é a evolução direta de uma linha de motores que começou com o B18, um bloco de ferro fundido que já era conhecido por sua durabilidade. A Volvo, no entanto, não se contentou com o “bom o suficiente” e decidiu elevar a resistência a um novo patamar com o motor Redblock.
O nascimento de uma lenda: motor Redblock
A transição do B18 para o motor Redblock começou com a série 200 da Volvo, em 1975. Com a introdução do B21, o primeiro dos motores Redblock, a Volvo fez uma aposta audaciosa em tecnologia e durabilidade. A diferença estava nos detalhes: o comando de válvulas passou para o cabeçote, movido por uma correia dentada, e o bloco pesado de ferro sueco permaneceu. Essa combinação deu ao motor uma robustez incomparável, pronta para enfrentar qualquer desafio.
Volvo não poupou esforços para garantir o melhor
A Volvo não poupou esforços para garantir que o motor Redblock fosse praticamente indestrutível. Antes de ser lançado, o motor foi submetido a testes extenuantes: 500 horas ininterruptas a plena carga, rodando a 160 km/h, e nenhum motor falhou. Depois, foi a vez de rodar por 620 mil milhas em condições reais, atravessando toda a Europa. Mais uma vez, o motor Redblock se manteve firme, sem dar qualquer sinal de fraqueza.
Introdução dos turbocompressores
Embora a Volvo fosse conhecida por priorizar a durabilidade sobre a performance, o motor Redblock acabou mostrando que esses dois atributos não precisam ser mutuamente exclusivos. Nos anos 80, com a introdução dos turbocompressores, o motor Redblock se transformou. O modelo B23 Turbo, por exemplo, fez história ao fornecer 155 cavalos de potência, levando o Volvo 240 de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos—a velocidade suficiente para calar aqueles que viam os Volvos como carros de professores de matemática entediantes.
Volvo 240 não é um carro que chama a atenção pelo design
O Volvo 240 não é um carro que chama a atenção pelo design ou pela velocidade. Mas sua simplicidade, facilidade de manutenção e, acima de tudo, sua confiabilidade, conquistaram gerações de motoristas. O legado do motor Redblock continua vivo, especialmente entre os jovens entusiastas que descobriram o prazer de dirigir um carro resistente, com tração traseira, e que aguenta bem mais do que o necessário.
Uma história que resiste ao tempo
Apesar do fim da produção em 1993, o Volvo 240 e seu motor Redblock continuam rodando por aí, muitos deles ainda com seus motores originais. Eles foram feitos para durar, e é justamente essa longevidade que solidifica o lugar desse modelo na história automotiva. Se você procura um carro para aventuras sem fim e uma prova viva de que o excesso de engenharia pode ser uma virtude, o Volvo 240 e seu motor Redblock são a escolha certa.
O Volvo 240 e seu motor Redblock são mais do que simples veículos; são verdadeiros tanques sobre rodas, prontos para encarar o que vier pela frente. Em um mundo onde a obsolescência programada é a norma, esses carros são um lembrete de que, com a engenharia certa, indestrutibilidade e performance podem andar de mãos dadas.
FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS