Destinos chamam atenção pelo cardápio de atividades de natureza, com trilhas, cachoeiras e águas termais
Muitas vezes mais próximos de São Paulo do que de Belo Horizonte, os destinos do sul de Minas Gerais atraem muitos paulistanos em busca de contato com a natureza – com o bônus da ótima gastronomia mineira. Veja, a seguir, sete opções de destinos na região:
1. Monte Verde
Distância de São Paulo: 165km
Distância de Belo Horizonte: 480km
Monte Verde é um destino que vem crescendo em meio à Serra da Mantiqueira: há desde opções de passeios com crianças, como fazendinhas e tirolesas, até atividades e hospedagens voltadas para casais, como é o caso desses chalés românticos para alugar pelo Airbnb. Os restaurantes estão concentrados no centrinho, que corresponde à Avenida Monte Verde e seus arredores. Há vários estabelecimentos que servem fondue e comida mineira, além de bons bares e cervejarias.
2. Gonçalves
Distância de São Paulo: 220km
Distância de Belo Horizonte: 460km
Alternativa mais sossegada que Monte Verde, Gonçalves preserva o clima de roça, ainda que exista uma cena interessante para os visitantes com ateliês, empórios e lojas de artesanato. Os restaurantes são abastecidos com ingredientes orgânicos e há muitas opções de pousadas charmosas, além de cabanas e bangalôs românticos para alugar no Airbnb. Nos arredores, aventureiros encontram opções de trilhas e cachoeiras.
3. Poços de Caldas
Distância de São Paulo: 255km
Distância de Belo Horizonte: 450km
Em seus tempos áureos na primeira metade do século 20, Poços de Caldas recebia a “alta sociedade” da época pelo conjunto de fontes de águas termais e cassino. Com a proibição dos jogos de aposta em 1946, o destino se reinventou e guarda atrações ecléticas, que incluem, além das termas, jardim japonês, parque temático para crianças, teleférico que leva a uma estátua do Cristo Redentor e uma unidade do Instituto Moreira Salles.
4. São Lourenço
Distância de São Paulo: 300km
Distância de Belo Horizonte: 400km
São Lourenço entrou no radar dos visitantes como uma das mais famosas estâncias hidrominerais do Brasil. Não à toa, sua principal atração é o Parque das Águas, com nove fontes de águas minerais para tomar, cada uma com uma propriedade terapêutica diferente. Logo em seguida vem o passeio do Trem das Águas, uma maria-fumaça que faz o trajeto de São Lourenço até a vizinha Soledade de Minas. Outra opção é a chamada Rota do Café, passeio por uma fazenda que permite acompanhar o processo de produção da bebida, da colheita à xícara.
5. São Tomé das Letras
Distância de São Paulo: 350km
Distância de Belo Horizonte: 310km
Destino místico praticamente no meio do caminho entre São Paulo e Belo Horizonte, São Tomé das Letras é tida como um dos sete pontos energéticos da Terra e, por sua localização privilegiada a mais de 1400 metros do nível do mar, possui diferentes mirantes. Cachoeiras, trilhas e uma gruta com pinturas rupestres dos índios cataguás completam a lista de atrações.
6. Carrancas
Distância de São Paulo: 445km
Distância de Belo Horizonte: 280km
Carrancas é conhecida como a “terra das serras e cachoeiras”. De fato, são mais de 80 cachoeiras, poços e quedas d’água, sendo a mais famosa a Cachoeira da Fumaça. Os belos cenários naturais inclusive fizeram com que a cidade fosse escolhida como cenário para novelas como Alma Gêmea e Orgulho & Paixão, da rede Globo.
7. Capitólio
Distância de São Paulo: 450km
Distância de Belo Horizonte: 280km
Os passeios de lancha no Lago de Furnas, apelidado de “Mar de Minas”, fizeram a fama de Capitólio, mas existem muitas outras atrações para além dele. Fazem parte da lista trilhas por dentro d’água, lagos esverdeados, piscinas naturais surreais, mirantes vertiginosos e muito queijo Canastra para coroar.
FONTE VIAGEM E TURISMO