Chevrolet Montana dispara nas vendas de usados: Conheça a picape média que oferece excelente desempenho e economia por menos de R$ 35 mil.
A segunda geração da Chevrolet Montana ainda gera discussões entre entusiastas e críticos, especialmente por seu design mais conservador e seu projeto considerado ultrapassado. A picape utiliza a mesma plataforma do Chevrolet Agile, que por sua vez, remonta à base do primeiro Corsa, lançado no Brasil em 1994. Mesmo assim, a Montana continua sendo uma opção atraente no mercado de usados, especialmente por sua confiabilidade, robustez e custo-benefício. Neste artigo, vamos explorar a fundo os detalhes dessa picape média da Chevrolet e entender por que, apesar das críticas, ela permanece relevante e valorizada por motoristas que buscam uma picape acessível e funcional.
Conheça um pouco da trajetória da picape média Chevrolet Montana
A grande cartada da picape da Chevrolet estava na caçamba, com seus generosos 1.152 litros de capacidade, maior que os da primeira geração (1.143 litros) e superior aos de suas adversárias Volkswagen Saveiro com 924 litros e Fiat Strada, 1.100 litros. Lançada no final de 2010, a picape chegou ao mercado nas versões LS e Sport, ambas equipadas com o mesmo motor 1.4 8V Econo.Flex da Chevrolet Montana da primeira geração.
Contudo, apesar de passar por atualizações, a segunda geração chegava com menores números de potência e torque: 102/97 cavalos a 6.000 RPM e 13,5/13,2 kgfm a 3.200 RPM, contra 105/99 cv a 6.000 RPM e 13,4/13,2 kgfm a 2.800 RPM.
A versão mais simples vinha apenas com o básico, sendo eles, para-choque pintado na cor da carroceria, rodas de aço de 14 polegadas, regulagem de altura do banco do motorista, protetor de caçamba e de cárter, mas se quisesse vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, ar condicionado e direção hidráulica, seria necessário pagar à parte.
Qual melhor unidade da picape média Chevrolet Montana usada?
A primeira dica para comprar esta picape da Chevrolet é evitar as unidades mais básicas da versão LS do primeiro ano de fabricação que não contam com direção hidráulica e ar-condicionado. Estes itens eram opcionais. As versões da Chevrolet Montana usada mais aceitas no mercado são as mais equipadas também com vidros e travas elétricas e podem ser compradas por preços a partir de R$ 33.988, segundo a cotação da tabela Fipe.
Outra recomendação é dar preferência às versões 2015 da picape média Chevrolet Montana usada, que embora tenham um desempenho inferior aos modelos anteriores, são, em média, até 5% mais econômicas. A partir dessa produção, os preços começam em R$ 44.152 para a LS e R$ 49.280 pela Sport, conforme a tabela de referência.
O que notar na hora de comprar a Chevrolet Montana usada?
Mesmo apresentando diversas vantagens, é crucial ficar atento a detalhes nesta picape da Chevrolet na hora de comprar. Muitos proprietários reclamam do excesso de ruídos do conjunto de suspensão e outros vão mais além, comentando que as molas e amortecedores não aguentam carga. Outro problema muito comentado é sobre o vão livre do solo muito abaixo, que faz com que a picape raspe facilmente em lombada e valetas.
Dificuldades nas trocas de marcha não podem ser ignoradas. O câmbio precisa atuar de forma suave e direta. Basta pesquisar sobre os principais defeitos da segunda geração da Montana para ver que há vários donos reclamando da transmissão que apresenta folga e imprecisão nas passagens de marcha.
Também é necessário verificar o número do chassi da Montana junto ao site para confirmar se foi realizado o reparo do suporte da suspensão dianteira esquerda dos modelos 2012, assim como a troca dos tubos de alimentação de combustível. Já outro recall é referente aos veículos fabricados entre 2013 e 2014 para substituir o filtro de combustível.
FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS