Concurso Nacional de Cerveja Artesanal promovido pela UniCesumar tem vencedor de Congonhas, Minas Gerais

Após uma criteriosa avaliação, Luís Felipe Lôbo, da cidade de Congonhas do Campo, Minas Gerais, foi o grande vencedor do 4º Concurso Nacional de Produção Cervejeira da Universidade UniCesumar. A competição teve como objetivo aplicar o aprendizado teórico dos alunos na criação de suas próprias cervejas, além de proporcionar uma avaliação por profissionais renomados da área.

De acordo com Luís Felipe, que é cervejeiro caseiro há mais de cinco anos, conquistar o primeiro lugar para Congonhas é uma grande realização:

“Representar a cidade de Congonhas em um concurso nacional é extremamente gratificante. Neste ano de 2024, concorri com uma cerveja do estilo Vienna Lager (7A–BJCP), conquistando o primeiro lugar. No ano passado, fiquei em segundo lugar com o estilo German Pils (5D-BJCP). Além de produzir e degustar minhas próprias cervejas, tenho a oportunidade de receber feedbacks de jurados experientes sobre minhas receitas”, disse Luís.

BJCP – Beer Judge Certification Program

Além da cerveja premiada no concurso, Luís Felipe também produz uma cerveja especial com Chá de Congonha, uma planta nativa da América, muito popular na região Sudeste do Brasil, e facilmente encontrada em Congonhas do Campo, Minas Gerais.

Os resultados foram:

Categoria Produção Caseira:

1º Lugar – Luís Felipe Lôbo – Congonhas (MG)

2º Lugar – Alberto Luis Ramos – Rondonópolis (MT) 3º Lugar – Fabiano Ferreira da Cruz – Xaxim (SC)

Categoria Cervejeiro Iniciante:

1º Lugar – Anaís Celita Testa – Lucas do Rio Verde (MT)

Segundo a coordenadora do curso, Andrea Shima, os alunos puderam registrar as etapas do processo de elaboração da bebida e aprender novas técnicas na prática da produção de cervejas. “Durante o período do concurso, os participantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa, contando com o apoio da comissão organizadora para auxílio na operacionalização e desenvolvimento do desafio. Ao final do processo, engarrafaram e enviaram amostras à nossa sede para avaliação”, detalha. Os jurados não tiveram acesso a informações sobre os alunos, apenas sobre os ingredientes utilizados na fabricação das bebidas. As amostras foram avaliadas em quesitos como aparência, aroma, sabor, sensação na boca, impressão geral e fidelidade ao estilo proposto ou inovação.

Os jurados, escolhidos pela sua expertise, são profissionais renomados, proprietários de cervejarias premiadas em edições do Concurso Nacional de Cerveja de Blumenau, muitos deles com mestrado e doutorado em Engenharia Química.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular