O ex-prefeito Lapinha (Solidariedade) voltou comando de Belo Vale (MG). Ele venceu o pleito com uma diferença de 656 votos, com 3.966 (54,51%) contra o seu ex-aliado, Nequinha (MDB) que obteve 3.310 votos (45,49%). A disputa foi bem acirrada.
A vitória foi garantida principalmente pela expressiva vantagem que Lapinha obteve em várias localidades do município.
Apesar de uma disputa apertada na sede de Belo Vale, onde Lapinha venceu por apenas 12 votos, ele ampliou sua vantagem em áreas como Roças Novas B e C, com diferenças de 215 e 151 votos, respectivamente. Chácara dos Cordeiros, Lajes e Laranjeira também foram decisivas, com margens superiores a 100 votos.
Nequinha, por sua vez, mostrou força em localidades como Noiva do Cordeiro, onde venceu com 206 votos de diferença, além de Pintos e Boa Morte, onde obteve pequenas vitórias. Porém, essas conquistas não foram suficientes para superar o domínio de Lapinha nas demais regiões.
Com o resultado, Lapinha assume a prefeitura de Belo Vale com uma vitória sólida, mas que reflete um município politicamente dividido.
Nas últimas semanas, os dois candidatos tinham pesquisas que os apontavam como vencedor. Mas no final, venceu Lapinha.
Na Câmara, Lapinha conquistou apoio de 6 dos 9 verea-dores. A renovação foi 60%. Apenas Henrique do Zalém, Tico Corrêa e Giovane Oliveira foram reeleitos.
Em conversa com o futuro prefeito nesta semana, ele nos informou que está em constantes reuniões visando o planejamento admi-nistrativo e primeiras ações a frente da gestão. Ele disse que já prepara a equipe de transição para conhecer a realidade da prefeitura e já estuda seu secretariado.