Há algum tempo, a Honda registrou uma patente para um triciclo de duas rodas dianteiras, e parece que a marca japonesa está em pleno desenvolvimento do veículo, que conta com um sistema auxiliar de frenagem automática e tecnologia de controle de rotação.
Foi em 2015 que surgiram os primeiros rumores de uma motocicleta de três rodas desenvolvida pela Honda, e no 44º Salão de Tóquio desse ano foi apresentado um protótipo, o qual você vê nas imagens, movido por um motor de quatro cilindros opostos. Contudo, desde então, nada oficial foi falado sobre o assunto.
Mas há alguns meses, a Honda registou uma patente para uma máquina deste estilo. Uma vez concluído, o dispositivo pode se revelar útil em combinação com o controle de cruzeiro adaptativo, porque a intervenção automática que adapta a velocidade à do veículo da frente pode perturbar a atitude de uma moto, especialmente se esta estiver inclinada e a ação for repentina.
A patente fala de um “dispositivo de auxílio à rotação” que auxilia na inclinação das duas rodas dianteiras e, portanto, de toda a máquina. Ela calcula o torque necessário para manter a sua inclinação, velocidade e outros parâmetros, e atua automaticamente aplicando a ação a um dos braços de suspensão.
Maior segurança em baixas velocidades na Honda de 3 rodas
A direção normalmente é livre e as duas rodas dianteiras ficam livres, portanto, a pilotagem fica inteiramente nas mãos do condutor. Dessa forma, o sistema só intervém nos casos em que é necessário manter o veículo na posição vertical para manter a correta inclinação, aumentando a estabilidade.
Segundo rumores, esta tecnologia atua com maior incidência em baixas velocidades e fica mais leve em altas, onde a estabilidade é garantida pelo maior efeito giroscópio das rodas. Ainda é cedo para levantar a hipótese de sua aplicação numa moto de produção, mas quando isso acontecer será mais um passo em frente no campo da segurança.
De fato, não podemos deixar de equiparar muitas das funções e tecnologia deste sistema, sem fazer uma analogia ao que é empregue pela Piaggio nas suas MP3 de 3 rodas, aliás, vale destacar que a Honda sempre teve um excelente com a grife relacionamento em Itália.
No que diz respeito ao sistema de inclinação da Yamaha nas suas Niken GT, as diferenças são significativas e não parece que o maior fabricante do mundo está disposto a investir num sistema mais caro de se produzir.
Ou talvez a Honda crie semelhante à Tricity 300? Vamos aguardar por mais dados oficiais e divulgaremos aqui assim que recebermos essas atualizações.
FONTE MOTOCICLISMO ONLINE