O entusiasmo de todos os que estiveram no Parque de Exposições Tancredo Neves na terça-feira (29.10), sede da 1ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete (SDE), lotando o espaço e acompanhado dos primeiros resultados testemunharam o sucesso que já é o evento, que se estende até a próxima sexta-feira. Mas não é só isso. Durante a solenidade de abertura, em que estiveram presentes representantes da atual e da futura Administração Municipal, o prefeito eleito, Leandro Chagas, anunciou a realização da segunda edição da SDE em 2025, se possível, com aproximadamente o dobro de expositores. Para 2024, foram comercializados 87 estandes ocupados pelo mesmo número de expositores.
“Assumimos o compromisso de realizar a 2ª Semana de Desenvolvimento Econômico, já com a meta de dobrar o número de estandes, e nós vamos conseguir, se Deus quiser! Somos uma cidade polo, Conselheiro Lafaiete já está entre as 20 maiores cidades do nosso estado. Acho que é a hora de convidarmos as empresas vizinhas para estarem aqui em 2024 e realizarmos uma Semana de Desenvolvimento Econômico Regional no nosso Parque de Exposições, que é tão importante. Confirmamos também a vinda da Exposição Nacional Campolina, que já havíamos trazido para a cidade em 2019”, anuncia Leandro Chagas.
Na avaliação de quem assumirá a cadeira de chefe do Executivo a partir de janeiro próximo, “quando realizamos um evento como este, além de gerar negócios diretos, acontece muito relacionamento entre os empresários, portas e uma vitrine de exposição são abertas e Lafaiete é reafirmada como cidade polo, que é. A cidade vive muito em função do comércio, e uma das maiores áreas do distrito industrial está aberta para receber novas empresas que queiram investir no nosso município. É através desses projetos que vamos conseguir melhorar a qualidade de vida da nossa população, gerando mais emprego e distribuindo mais riqueza em nossa cidade”.
O atual secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael Lana, também demonstrou seu contentamento com o primeiro dia. “Ficamos muito satisfeitos de realizar a Semana de Desenvolvimento Econômico com esta qualidade, com todos os expositores satisfeitos por estarem fazendo bons negócios, com casa lotada. O empresariado abraçou o evento e é eles quem fazem a coisa acontecer. Então a abertura do evento foi a inauguração dessa transformação que a SDE promove em nosso território”.
Lana revela que o entusiasmo de empresários e empreendedores, como do público, provocou no primeiro dia de evento já uma curiosidade sobre a edição de 2025. “Todo mundo já tem nos procurado para dar sugestões, querem saber como vai funcionar o evento ano que vem. Já tivemos uma conversa preliminar, já está garantida a SDE 2025 com 150 estandes [a princípio] e já começou a venda”. Do número anunciado pelo secretário municipal, os organizadores conseguiram comercializar 32 logo no dia de estreia.
SDE
A diversificação econômica como forma de promover o desenvolvimento do território é um dos objetivos deste grande evento, que oferece cursos, palestras, oficinas, painel e rodada empreendedora, além de apresentações culturais. Os visitantes podem desfrutar ainda de uma feira de negócios com expositores locais, praça de alimentação e o Espaço Kids.
A 1ª SDE, que conta com a união do poder público – Município e o Governo de Minas –, setor privado e sociedade civil, é realizada pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete e gerida pela ADESIAP MINAS.
Apoiam o evento diversas instituições, como a CDL Conselheiro Lafaiete; Mulheres que Constroem o Varejo; ACIAS – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Conselheiro Lafaiete; Sindicomércio; Rádio Estrada 102,5 FM; FDC; SEBRAE, DONATO – Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável, UNIPAC, INVEST MINAS, BDMG, CODEMGE e o Governo de Minas.
Saiba mais em: https://www.semanadedesenvolvimento.com.br/lafaiete/