“Um dia triste para a história de nossa comunidade”. Assim desabafou uma moradora da localidade de Gonçalves, zona rural de Lamim (MG). Nesta manhã (4) o dono de um terreno arou o campo usando há mais de 50 anos pela comunidade para atividades esportivas. Segundo os moradores, a máquina destruiu uma barraca e arrancou a cerca construída no sábado (2) pela comunidade.
“O campo ficou destruído e perdemos nosso maior patrimônio”, criticou um morador. Nossa reportagem teve acesso ao vídeo gravado por uma moradora denunciando a ação que pôs o fim ao campo do Gonçalves.
Segundo moradores, o espaço é o único local de encontro, convivência e lazer dos moradores. O campo era usado para diversos jogos e torneios reunindo a comunidade em torno do futebol. O time do Gonçalves chegou as últimas finais do principal torneio da cidade, sagrando vice-campeão.
Desde que o atual dono adquiriu o terreno onde fica o campo iniciram os atritos com a comunidade. Há alguns anos, a cerca foi destruída e no sábado (4) a comunidade se mobilizou para a retirada de estrume dos animais que pastavam no campo e reergueu a nova cerca para evitar a entrada de bois e vacas. Mas nesta manhã (4) quando tudo foi destruído pondo um fim ao campo dos Gonçalves.
A comunidade já estuda acionar a justiça para retomada do campo.