Segunda edição, em 2025, está confirmada, já com 150 estandes vendidos e um cadastro aberto para novos interessados.
Não só os números, mas também a confiança, o empenho e o desejo coletivo de prosperidade consolidaram a 1ª Semana de Desenvolvimento Econômico (SDE) de Conselheiro Lafaiete como marco do tão sonhado desenvolvimento econômico do município. O evento inédito e, a partir de agora, indispensável, atraiu aproximadamente seis mil visitantes. Quem buscava se capacitar ou se qualificar teve 19 oportunidades, entre palestras e oficinas, durante 45 horas. A feira de negócios contou com 70 expositores, que demonstraram grande satisfação ao final dos quatro dias, quando realizaram vendas em tempo real e relacionamentos com objetivo de negócios futuros. Enquanto uns se divertem, outros trabalham. Shows musicais, uma praça de alimentação para diversos gostos e o espaço kids ofertaram faturamento a empreendedores, além de diversão e boa gastronomia para o público.
Diversos fatores contribuíram para que ocorresse a 1ª SDE de Conselheiro Lafaiete. Um deles foi a motivação do empresariado local, criada pelo sucesso do evento em cidades vizinhas como Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana e Nova Lima. Outro foi a atuação da Prefeitura Municipal, que entendeu a importância de realizar o evento. Papel igualmente decisivo cumpriu a ADESIAP MINAS, responsável pela criação e gestão do evento desde 2005. Essenciais para tirar esta ideia do papel também foram os apoiadores: CDL Conselheiro Lafaiete; Mulheres que Constroem o Varejo; ACIAS – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Conselheiro Lafaiete; Sindcomércio; Rádio Estrada 102,5 FM; FDC; SEBRAE; DONATO – Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável; UNIPAC; INVEST MINAS; BDMG; CODEMGE; e o Governo de Minas.
Quando as portas do Parque de Exposições Tancredo Neves se abriram para a Semana de Desenvolvimento Econômico, outros motivos de seu sucesso começaram a se evidenciar:
- Empresários e empreendedores de Lafaiete investiram na apresentação de seus produtos e serviços como quem investe em um cortejo. Os estandes foram bem ornamentados, revestidos de criatividade e ocupados por profissionais receptivos. Enquanto uma empresa oferecia drinks ao público, outras disponibilizavam produtos como chopp, café, doces e pipoca para a degustação, assim como fez o Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), que expôs alimentos que levam o SIR (Selo de Inspeção Regional).
- Em Lafaiete, teve até exposição de frutas e verduras. “No evento, fizemos várias prospecções de clientes. Ano passado, participei da SDE de Ouro Branco com minha sobrinha e quando fiquei sabendo que teria aqui, fui correndo garantir meu espaço. Ano que vem, estaremos aqui de novo”, garante Wanderson Farias, da Hortifruti Vitorino.
- Logo na entrada, encantava o público uma Maria Fumaça, que ficará exposta no Mercado Municipal de Ouro Branco, graças a uma parceria daquele município com a ADESIAP MINAS. Máquinas pesadas também ficavam ao alcance dos olhos na área aberta do Parque de Exposições.
- Outro atrativo da 1ª SDE de Conselheiro Lafaiete foram oficinas e palestras de alto nível, que deixaram os participantes atualizados sobre técnicas de planejamento, produção e venda, como também sobre o presente e o futuro do mundo corporativo. Despertaram igual interesse os painéis que trataram da realidade local e apresentaram propostas e soluções, algumas delas já em andamento.
Aeroporto das Bandeirinhas
Um dos principais temas tratados no evento foi a reativação da operação do Aeroporto das Bandeirinhas, apoiada por toda a região. Após o estado suspender a operação do equipamento, o município assumiu sua gestão. Existe atualmente um aporte da ordem de R$ 6 milhões para as obras.
“Já fizemos a maior parte das intervenções, falta fazer apenas a pavimentação da pista, que estamos estruturando. Se não conseguirmos concluir ainda neste mandato, deixaremos as condições necessárias para o próximo prefeito terminar a obra, com recursos garantidos”, detalha o prefeito Mário Marcus.
O Aeroporto das Andorinhas já foi utilizado para o desenvolvimento de aeronaves movidas a etanol, como base de apoio ao combate a incêndios na região Central do estado e no socorro a casos graves de saúde.
Aprovação do público
“Nesta Semana de Desenvolvimento, a gente conseguiu adquirir conhecimento, com as excelentes palestras e oficinas, e nos intervalos, encontramos os amigos empresários, trocamos ideias, buscamos soluções para problemas comuns e fizemos novos negócios. Volte sempre, SDE!”, testemunha uma das mais de seis mil visitantes, a jornalista, radialista e profissional de eventos, Regina Cordeiro.
Confirmada a SDE 2025 – estandes anunciados vendidos – aberto cadastro para novos interessados
O prefeito eleito, Leandro Chagas, anunciou a realização do evento novamente em 2025. “Assumimos o compromisso de realizar a 2ª Semana de Desenvolvimento Econômico, já com a meta de dobrar o número de estandes”. Outro fato marcante foi o esgotamento dos 150 estandes colocados à venda para o evento de 2025, ainda no terceiro dia da primeira edição, o que, até então, era inédito. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete, Rafael Lana, informou, no entanto, que começou a ser feito o cadastro de novos interessados. Até o término da edição, 40 empresários faziam parte desta reserva. “Eles devem procurar a ADESIAP MINAS/Unidade Conselheiro Lafaiete, porque vamos dar um jeito e acomodar todo mundo que queira participar”.
Denis Donato, diretor executivo da ADESIAP MINAS, também avalia como um sucesso a primeira edição em Lafaiete, que teve todos os estandes ocupados pelo meio empresarial. “O empresário de Conselheiro Lafaiete recebeu o evento com grande carinho e demonstrou isso em seus estandes. Esta atitude deles nos motiva a dar uma resposta à altura ao prepararmos a edição de 2025, trazendo mais capacitação e outras novidades”.