Desde 2021 há um novo prazo para renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Quem ainda não trocou seu documento, mas pretende fazer isso em breve deve estar atento ao período exigido. Para a maioria a nova validade está acima de cinco anos.
A renovação da CNH é obrigatória para quem deseja continuar dirigindo. O processo é feito dentro do Detran do estado e exige a presença em um exame de aptidão física, que vai medir a capacidade do motorista em conduzir um automóvel.
Ao confirmar a renovação, o sistema zera todos os pontos que foram somados na carteira por conta de infrações de trânsito e dá início a um novo ciclo.
Novo prazo para renovação da CNH
Em 2021, o governo da época, comandado por Jair Bolsonaro (PL), mudou o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Foi inclusa uma medida permitindo que os condutores mais novos fiquem mais tempo com a mesma habilitação.
Antes dessa mudança o prazo era de 3 a 5 anos para a maioria dos motoristas, o que significa que eles precisavam passar por um novo processo de troca do documento mais vezes.
Agora, os prazos para essa mudança são:
- Motoristas com menos de 50 anos de idade: renovação a cada 10 anos;
- Motoristas entre 50 e 69 anos de idade: renovação a cada 5 anos;
- Motoristas com mais de 70 anos de idade: renovação a cada 3 anos.
Como fazer a renovação da CNH
Caso o vencimento da sua CNH esteja marcada para janeiro de 2025, a recomendação é dar início a renovação ainda em dezembro a fim de que a nova carteira seja entregue dentro do prazo.
A partir da data de vencimento o motorista ainda tem até 30 dias para continuar dirigindo com a CNH vencida, se o documento não for trocado nesse prazo ele é multado.
A solicitação é feita no site do Detran do estado. Depois, deve ser agendada a consulta médica com um oftalmologista em uma clínica que seja habilitada pelo órgão de trânsito.
Pagando todas as taxas e passando pelos exames, o documento pode ser retirado em um posto do Detran, ou recebido no endereço do condutor.
- Agende a renovação pelo site do Detran do seu estado;
- Na data e hora marcada compareça ao posto do Detran mais próximo;
- Leve a CNH atual e os documentos necessários;
- Passe pelas consultas médicas que também precisam ser agendadas;
- O documento será entregue no endereço do condutor, ou pode ser retirado no Detran.
FONTE FDR