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Moradores cobram urgência de intervenções em trecho com alto índice de acidentes; duplicação entre Lafaiete a BH fica pronta até 2030; ANTT descarta construção de contorno

Moradores do Paulo VI e adjacências cobraram a antecipação de obras e intervenções no trecho da BR 040 entre km 631 a 633, em Conselheiro Lafaiete (MG), um dos mais violentos nos mais de 232 km de extensão da nova concessão da rodovia BR 040 entre Belo Horizonte a Juiz de Fora. A urgência do tema foi discutida na noite deste segunda-feira (2), durante audiência pública promovida pela Câmara Municipal. Pelo cronograma da EPR Via Mineira, a nova concessionária, somente em 5 anos, a passarela no trevo do Amaro Ribeiro, será construída.

“Já tirei diversas pessoas debaixo do caminhão desde 1984. Pelo amor de Deus, olhem pelo Paulo VI. Ali são 8 bairros”, declarou José Silvestre, Presidente da Associação de Bairros. “Tomara que seja a última audiência sobre a BR 040 nesta Casa. Essa discussão vem de mais de 30 anos”, expressou Luiz Fernando Azevedo. Atuando há mais duas décadas pela segurança na rodovia, o ex-vereador, Manoel Vespúcio, fez um apelo público. “São muitas vidas perdidas. Temos muita esperança no novo contrato, mas Via 040, prometeu e não cumpriu”.

“Passarela para daqui 5 anos é muita demora. Precisamos de medidas efetivas e ao menos paliativas”, discorreu o futuro Vereador, Samuel Carlos. “A empresa poderia antecipar as obras e a passarela para que novas vidas não sejam perdidas”, citou a Vereadora Damires Rinarlly (PV).

O morador, Sebastião da Silva, reforçou que obras paliativas já poderiam a salvar vidas no trecho. A moradora Inez Marzano citou estar temerosa com as promessas da EPR, mas pediu intervenções imediatas como a iluminação. Outros participantes sugeriram quebra-molas, radares, etc no trecho. “A morte fica esperando perto ali da Saritur. Ao menos iluminar a passarela atual para pedestres e ciclistas”, pediu a moradora Maria Aparecida.

William Darci citou que a paralização da rodovia, ocorrida no dia 30 de junho, foi o estopim para a audiência destacando a clamor popular da comunidade pelas melhorias do trecho. “Se não tem como fazer as obras, pelo menos quebra-molas e reposição dos cones. Precisamos de melhorias a curto prazo, mas não podemos mais esperar por novas tragédias. São urgentes as intervenções”.

A futura vereadora, Cida Toledo, também lembrou da situação da região da Barreira e os trevos do Distrito de Buarque de Macedo, como das cidades de Queluzito e Casa Grande. Já a moradora Patrícia Reis pediu um plano paliativo até a construção da trincheira.

“É muito bom estar aqui olhando olho e no olho, de igual para igual e ouvindo a população e seus clamores. Esperamos que em breve a EPR ouça os pedidos dos moradores e antecipe as obras”, solicitou o Vereador Erivelton Jayme (PRD), proponente da audiência. O Engenheiro Crispim Ribeiro, Presidente da Sorear e representante do Codap, lembrou o histórico de mortes e tragédias.

EPR

Em meio às criticas e sugestões, populares deram um crédito de confiança a EPR que assumiu a concessão em 6 de agosto. Os vereadores elogiaram a participação da concessionária na audiência já que por diversas vezes a Via 040 ignorava as audiências públicas. O Representante das EPR, Luciano Louzane, detalhou os investimentos e obras previstos no contrato de concessão ao longo dos anos. Entre o 3º e 7º anos, o trecho entre Belo Horizonte e Lafaiete estará totalmente duplicado com ciclovias, trincheiras, wifi, trincheiras, muretas de concreto entre as pistas e sem passagens de pedestres.

Dos 232 km de extensão, 164 estarão duplicados até o 7º ano, isto é, até 2030. Serão ao todo 8 passarelas, entre as quais uma Gagé, Easy Way (Barreira) e na Saritur (entrada para o Amaro Ribeiro). Luciano Louzane adiantou que será construída uma parada para descanso do caminhoneiro com infra estrutura para o descanso com lavanderia, vestiário, Wifi em um local ainda ser definido na rodovia.

O executivo deixou a audiência com sinalização positiva das demandas apresentadas para avaliação pela empresa citando que o contrato tem flexibilidade de reavaliação do cronograma caso sejam urgentes e legítimas como é o caso do trecho entre km 631 a 633. O Vereador Erivelton Jayme cobrou datas e prazos para as possíveis intervenções sugeridas na audiência como medidas paliativas. Nas próximas semana, o gerente de engenharia da EPR visitará o trecho para discutir pontos de fluidez, iluminação e intervenções.

Sem contorno

Um dos assuntos adiantados e debatidos na audiência foi a construção da contorno, projeto previsto na concessão anterior, que retiraria o trânsito de veículos do centro de Lafaiete. O representante da ANTT, Marcelo Alcides, descartou a via alternativa diante dos custos, licenciamentos e impactos que poderiam causar na economia da cidade. O futuro gestor da pasta de obras, da Prefeitura, Guilherme Albuquerque, pediu a ANTT rapidez na aprovação do projeto da trincheira do Paulo VI. A obra já foi licitada e aguarda a execução para 2025.

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