Foi localizado, nesta quinta-feira (12 de dezembro), o corpo decapitado de um jovem de 21 anos que teve a execução filmada e publicada nas redes sociais, na última semana, na cidade de Mariana, na região Central de Minas Gerais. A morte seria um “recado” a líderes da facção evangélica Terceiro Comando Puro (TCP), que é aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e rival do Comando Vermelho (CV).
O corpo foi localizado pela Guarda Civil Municipal da cidade mineira no distrito de Bandeirantes, após uma denúncia anônima de que “alguma coisa enrolada em um cobertor” estava exalando um forte mal cheiro em um local onde moradores fazem descarte de lixo. Quando os agentes chegaram ao local, conseguiram identificar o cobertor e, ao mexer no material, rapidamente avistaram um braço, isolando o local e acionando a perícia da Polícia Civil, que realizou os levantamentos iniciais. A cabeça da vítima não foi encontrada.
De acordo com a instituição policial, um inquérito policial já estava em andamento desde o último domingo, após as imagens da execução serem publicadas nas redes sociais. O corpo foi encaminhado para o Posto Médico-Legal de Itabirito, na mesma região, para identificação e necrópsia.
“Um suspeito é procurado pelo homicídio, e possui mandado de prisão em aberto, cuja representação pela prisão foi feita pela Polícia Civil, por outro homicídio cometido em data anterior, encontrando-se foragido da justiça”, completou a instituição.
Disputa entre facções
Inicialmente, a Polícia Civil de Mariana divulgou que tomou conhecimento da execução, registrada em vídeo, no dia 5 de dezembro. Nas imagens que circularam nas redes sociais, é possível ver um criminoso arrancando a cabeça da vítima com uma faca, o que causou pânico entre os moradores da cidade.
Ainda conforme a instituição policial, o crime teria sido cometido como forma de enviar um ‘recado’ ao líder do PCC no município mineiro. O criminoso que cometeu o assassinato – e segue sendo procurado – seria da facção carioca Comando Vermelho (CV), que disputa o território com a rival.
Durante a filmagem, o autor da decapitação chega a citar as siglas dos grupos criminosos. “Olha o que a gente faz com os ‘três'”, diz, fazendo referência ao Terceiro Comando Puro (TCP). “Aqui é CV”, completa em seguida.
A Polícia Civil não deu mais informações sobre as motivações do crime. A instituição informou que tomou conhecimento do vídeo na última quinta-feira (5 de dezembro). A vítima foi identificada, mas o corpo ainda não foi encontrado.