×

SOCORRO, LAFAIETE (MG): relíquia da Estrada Real conta com a sorte para permanecer em pé; ação de cupins, abandono e omissão da sociedade

Uma situação que vem se arrastando há mais de uma década e aos poucos a deterioração e falta de investimentos colocam em risco uma das  preciosidade do barroco mineiro, um dos exemplares da época do rococó. Situada no Caminho Velho da Estrada Real, a Capela de Santo Antônio foi erguida na metade do século XVIII, mas a estrutura conta com a sorte para permanecer em pé. Partes do templo estão escoradas e o telhado pode desabar a qualquer momento. O Alto Mor está corroído pelos cupins, assoalho infectado e mais de duas dezenas de infiltrações colocam em risco iminente um dos patrimônio mais simbólicos e representativos da cultura e história de Conselheiro Lafaiete e de Minas.

Exemplar barroco está tomado por buracos e sinal de abandono/REPRODUÇÃO

A pintura está totalmente descaracterizada, buracos tomam as paredes, reboco soltando e partes da igreja estão seguras por arame. A situação é mais que delicada e urge uma mobilização da sociedade para que este bem não se torne apenas um retrato na parede. Em uma das últimas ações para garantir a prevenção aos vazamentos, a prefeitura instalou lonas no telhado.

Há um plano em andamento, proposto pela Irmandade de Santo Antônio, que busca recursos para quitar os valores dos diversos projetos de uma equipe multidisciplinar necessários para apreciação da Arquidiocese de Mariana, da Prefeitura de Lafaiete e em seguida a buscar aprovação nas Leis de Incentivo a Cultura mas até agora não avançou. A previsão é de que a obra duraria mais 3 anos de obra e seria a primeira e grande reforma para resgatar sua magnitude e expressão barroca.

Uma internauta, intimamente ligada a cultura de Lafaiete e região enviou uma nota. “Veja o estado a que chegou a Igreja de Santo Antônio. Resistirá às frequentes chuvas ? Haverá pessoas que se unam com o intuito de salvá-la? Há um sério comprometimento do altar -mor ,todo comido pelos cupins, do teto, de piso de madeira, do revestimento, como se vê claramente na foto. Será que os lafaietenses se sensibilizariam na busca de se levantar a verba para a reforma e total restauração deste patrimônio de um valor incalculável para todos nós ? Vamos à luta, devotos ou não de Santo Antônio. Conseguimos que a Matriz fosse restaurada. Vamos salvar a Igrejinha ! Estou muito preocupada. Ainda há tempo, antes que seja tarde demais”.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp