×

LAFAIETE DOS BURACOS: obras da Copasa detonam asfalto e moradores reclamam; empresa diz que fiscaliza e vai resolver problema; veja fotos da calamidade das ruas

Se o pisto asfáltico é de péssima qualidade e ele fica ainda pior com as obras da Copasa em Conselheiro Lafaiete (MG). Ao longo dos últimos dias, a pedido de moradores, nossa reportagem percorreu bairros da cidade e a região central para averiguar a denúncia. A situação de precariedade e deterioração do asfalto foi constatada na área central e bairros (Ruas Juca Pena, Duque de Caxias, Rosa Dutra, Barão de Pouso Alegre, João Gomes, dentre outras). A Rua Francisco Lobo está tomada por buracos laterais e piso soltando.

A situação é recorrente. Após abrir o buraco no asfalto, o piso é recapeado, mas com certa demora. Isso sem contar na duvidosa qualidade da obra. Em poucos dias, as rachaduras surgem e os buracos se formam, transformado Lafaiete ainda mais cidade dos buracos. Recentemente, o Prefeito Leandro Chagas (PRD), através de um levantamento, que a cidade tem 913 buracos e pediu paciência citando que, com planejamento, resolveria a situação, mas sem o jeitinho, mas de forma definitiva.

O contrato

O contrato diz que toda as intervenções de solo da cidade, a Copasa é obrigada a “recompor pavimentos, no prazo máximo de 48 horas contados a partir
da conclusão das obras realizadas em vias urbanas/rurais na área abrangida pela concessão, deixando a mesma em boa condição de uso para os pedestres e veículos, devendo comunicar justificadamente, dentro do mesmo prazo, quando não for possível o cumprimento deste prazo por motivos de caso fortuito ou força maior”

A Copasa mão cumpre as obrigações, cabendo ao Municípios notificação e, caso de reincidência, sanções e multas. A situação de descaso, se reflete tanto nas gestões municipais, como na Copasa, onde não há qualquer fiscalização. “A precariedade do asfalto já não é suficiente e vem a a Copasa para piorar a situação. Se a prefeitura fiscalizar em breve a cidade será tomada ainda mais por buracos e crateras”, reclamou um internauta a nossa reportagem.

Copasa diz que vai resolver problema

A Copasa informou a nossa reportagem que equipes operacionais serão enviadas aos bairros citados para verificar a necessidade de recomposições asfálticas ou a ocorrência de pendências na execução desses serviços. A Companhia esclareceu que fiscaliza rigorosamente todos os serviços prestados pelas empresas contratadas e que, quando são detectadas falhas ou irregularidades na execução, as contratadas são notificadas para refazer os trabalhos”.

Nossa reportagem fez questionamentos a Prefeitura sobre a fiscalização das obras da Copasa, mas até o fechamento desta matéria não fomos respondidos.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp