Confira uma seleção especial de destinos em Minas Gerais para colocar na sua listinha de viagens deste ano
Ano novo, lista de viagens nova. Pelo menos, é assim que a gente faz por aqui e a nossa tá repleta de destinos incríveis. Que tal umas dicas para colocar na sua lista de viagens por Minas Gerais?
Rio Acima (39 km)
A gente ama esses destinos que nem parece que saiu de BH e ao mesmo tempo parece que tá longe, longe. A apenas 39 km de Belo Horizonte, Rio Acima é uma cidade charmosa com cerca de 10 mil habitantes. O lugar é chamado de “Cidade das Águas”, e a razão é óbvia: são mais de 84 cachoeiras que abastecem a região metropolitana. As mais conhecidas para quem quer explorar são a Cachoeira Chica Dona, a Cachoeira do Índio e a Cachoeira do Viana.
Chapada de Ouro Preto
A Chapada fica a apenas 15 km de Ouro Preto e é o menor lugar dessa lista, com só 50 habitantes. Ideal para quem busca sossego em um vilarejo tranquilo e acolhedor, a Chapada não tem sinal de celular, mas tem restaurantes gostosos e cachoeiras lindas pra explorar – é um destino que se você visitar 100 vezes, ainda é pouco! As mais famosas são a Cachoeira do Castelinho, a Cachoeira do Falcão e a Cachoeira do Moinho.
Serra do Cipó
A Serra do Cipó é um dos destinos favoritos dos moradores de Belo Horizonte – e nosso também! Além de ter uma estrutura de hospedagem para todos os tipos de bolso, a Serra conta com várias atrações naturais incríveis, como trilhas, caminhadas, escaladas, cachoeiras e piscinas naturais de água cristalina.
Faz tempo que a gente não passa por lá e está na nossa listinha de lugares para levar a Clarinha este ano!
Catas Altas (118 km de BH)
Pergunte ao Tiago o lugar mais querido dele em Minas e a resposta será: Catas Altas. Logo, não tem como não separar um fim de semana do ano para descansar e se reapaixonar por esse pedacinho de paraíso que fica a 118 km de BH. Além de uma opção de hospedagem muito boa, a gente separou algumas dicas de restaurantes e pontos turísticos pra colocar na sua viagem.
Sem contar, claro, de um roteiro completo no Santuário do Caraça, que, como o próprio Dom Pedro II disse, ‘já paga toda viagem a Minas”.
Serro (228 km de BH)
crédito: Isadora Santos
A 228 km de distância, pela MG-010, o Serro é uma cidade mineira que combina história, cultura e cachoeiras de tirar o fôlego, como a Cachoeira do Tempo Perdido, lá na comunidade de Capivari.
Conhecida como a “praia de água doce”, essa cachoeira tem uma queda de uns 25 metros e forma um poço com profundidade que varia entre 1 e 2 metros, perfeito para um banho refrescante e até para levar a criançada.
FONTE: SOU BH