Se você quer tirar a carteira de motorista de graça, o Detran abriu 7 mil vagas para o programa CNH Social 2025. As inscrições começam em 1º de abril, e os beneficiários podem escolher entre primeira habilitação, adição ou mudança de categoria. A seleção será feita totalmente online, sem custo para os candidatos.
A chance de conseguir a carteira de motorista de graça está batendo à porta de milhares de brasileiros. O Detran vai disponibilizar 7 mil vagas gratuitas por meio do programa CNH Social 2025, uma iniciativa voltada a pessoas de baixa renda que sonham em obter a habilitação, mas não têm condições de pagar pelas etapas do processo.
As inscrições serão abertas no dia 1º de abril, a partir das 12h, exclusivamente pelo site oficial do Detran. A seleção será feita em duas etapas: 3.500 vagas agora, e mais 3.500 na segunda chamada, prevista para o segundo semestre deste ano.
Quem pode tirar a carteira de motorista de graça?
Para participar do CNH Social, é preciso cumprir alguns critérios simples. O programa é voltado para quem está inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e tem renda familiar per capita de até dois salários mínimos.
As vagas para carteira de motorista de graça serão divididas em três modalidades:
- Primeira habilitação: categorias A (moto) ou B (carro)
- Adição de categoria: para quem já tem CNH e quer incluir moto ou carro
- Mudança de categoria: para categorias D ou E (ônibus, caminhões e carretas)
Há cotas específicas dentro do programa:
- 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência (PcD)
- 13% das vagas são para egressos do sistema prisional e seus familiares
O que o programa CNH Social cobre?
O candidato selecionado pelo programa da carteira de motorista de graça terá 100% dos custos pagos pelo Detran. Isso inclui:
- Exames médicos e psicológicos
- Aulas teóricas e práticas em autoescola credenciada
- Taxas de prova teórica e prática
- Emissão da CNH definitiva (caso o aluno seja aprovado)
Ou seja, tudo o que normalmente custa entre R$ 2.000 e R$ 3.000 será bancado pelo programa — sem nenhuma cobrança ao aluno.
Como se inscrever
As inscrições começam nesta terça-feira, 1º de abril, às 12h, e devem ser feitas pelo site do Detran do seu estado. É importante preencher os dados com atenção, pois a seleção será feita com base nas informações fornecidas.
Após o fim do prazo de inscrição, a lista dos selecionados será publicada no próprio site, com prazo para matrícula, entrega de documentos e início das aulas nas autoescolas parceiras.
FONTE: CLICK PETRÓLEO E GAS