O elevador que dá acesso à sede da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Congonhas, ao setor de Transporte fora do Domicílio (TFD) e ao Centro de Especialidades Odontológica (CEO) voltou a funcionar nesta quarta-feira (09/04). Estes serviços funcionam nas dependências do Complexo de Saúde, na Praia, onde está também a UPA 24h. O elevador estava desativado por falta de manutenção desde outubro de 2024 e passa a ter uso exclusivo por pessoas com mobilidade reduzida, que serão sempre acompanhadas por um servidor da Saúde.
O elevador ficou em manutenção de 21 de março até agora. Durante o trabalho, o técnico que realizou o serviço identificou como principal causa do defeito o mau uso, já que pessoas forçavam a porta e transportavam nele equipamentos pesados, sendo que o equipamento foi feito para uso restrito de pessoas com algum tipo de deficiência.
“Nós temos um fluxo muito grande de usuários dos serviços desta parte do prédio que são idosos, cadeirantes ou que possuem outras deficiências. Elas vêm até nós para receber exames, marcar consultas ou receber atendimento dentário. Estávamos sem poder oferecer um acesso digno a este público sem o elevador. Muitas vezes, descíamos para atender essas pessoas”, lembra a secretária adjunta de Saúde, Célia Maria Coelho (Celinha).
Reinaldo Charles, gerente de Manutenção dos prédios da Secretaria de Saúde, completa dizendo que “em várias situações, tivemos de carregar essas pessoas nos braços escada acima”.

Celinha reafirma que o uso do elevador passa a ser exclusivo para este público e faz um apelo aos demais usuários da Saúde: “A partir de agora, peço que quem não possui dificuldade de locomoção que utilize a escada, porque o elevador é para quem realmente precisa utilizá-lo”.
Uma das primeiras pessoas a utilizar o elevador nesta quarta-feira foi a senhora Neuza Maria dos Santos, do bairro Belvedere. “Eu vim em companhia da minha irmã, que veio para marcar atendimento médico. Com o elevador, fica muito mais fácil a gente chegar lá em cima, em vez de ter de subir tantos degraus de escada”.
O prédio do Complexo de Saúde recebeu recentemente este e outros reparos sob supervisão da Secretaria de Zeladoria Urbana da Prefeitura de Congonhas, como o realizado no sistema de ar condicionado e na iluminação externa.
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas