O Coral Cidade dos Profetas chega a São Brás do Suaçuí para um concerto de Páscoa que promete emocionar. Em uma noite dedicada à fé e devoção, o grupo celebra a música composta em Minas Gerais durante o período colonial, dando vida a obras consideradas inéditas para os dias atuais. A apresentação será realizada no sábado, 26 de abril, às 20h, na Igreja Matriz de São Brás, com entrada gratuita.
Nos últimos anos, o grupo se empenhou em resgatar peças que por muito tempo permaneceram adormecidas. Muitas delas integram o acervo do maestro Francisco Solano Aniceto, o Chico Aniceto, e vêm sendo apresentadas ao público em concertos e gravações, como no álbum Coral Cidade dos Profetas Interpreta Obras Inéditas do Período Colonial.
Entre os destaques desse repertório está a Missa de Suassuhy, de autoria desconhecida. Com os movimentos Kyrie e Gloria, a obra volta a ser ouvida séculos após sua composição. “Pela primeira vez vamos apresentá-la em São Brás do Suaçuí. Para os dias de hoje, é uma obra inédita porque não se tem registro de que tenha sido executada antes”, explica o maestro do Coral Cidade dos Profetas, José Herculano Amâncio.
Além de raridades como essa, a apresentação traz também o Magnificat, de Manoel Dias de Oliveira, uma composição tradicionalmente ligada à liturgia do Sábado Santo.
Este concerto, viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, tem realização do Governo do Estado de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e da Associação Canto Livre e patrocínio da Cemig.

Coral Cidade dos Profetas
Especializado na interpretação de música sacra antiga e com quatro CDs gravados — “Missa em Fá de Lobo de Mesquita”, “Mestres do Colonial Mineiro”, “CD em Louvor à Virgem Maria” e “Coral Cidade dos Profetas Interpreta Obras Inéditas do Período Colonial”, —, o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, desde 1988, o pioneiro trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do País. É o único grupo musical que se dedica exclusivamente a pesquisar, difundir, promover e democratizar a música antiga de Minas Gerais.
Ao longo de sua trajetória, o Coral tem participado dos eventos mais significativos do Estado, como as Semanas Santas e os Festivais de Inverno, além de Encontros de Corais Nacionais e Internacionais.
Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o grupo oferece também, gratuitamente, formação musical para pessoas de 10 a 90 anos, sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas. Há dois anos, com o objetivo de promover ainda mais este legado, foi lançado o coral infantil “Profetas do Amanhã”, sempre com formação gratuita e atividades de musicalização voltadas para a primeira infância.
SERVIÇO
Concerto de Páscoa
Data: 26 de abril, sábado, às 20h.
Local: Igreja Matriz de São Brás (Praça São Brás, s/n, – São Brás do Suaçuí/MG).
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.