Fiat Panorama completa 45 anos como símbolo da inovação italiana no Brasil e marco no segmento das peruas compactas nacionais
Em 1980, a Fiat lançava no Brasil o Fiat Panorama, sua primeira perua compacta nacional. Com isso, a marca italiana dava um passo importante no mercado automotivo brasileiro, entrando em um segmento em alta na época. O modelo, derivado do Fiat 147, trazia soluções inovadoras para a época, combinando espaço interno generoso com mecânica moderna.
Primeira perua da Fiat no país
O Fiat Panorama surgiu quatro anos após a Fiat estrear no Brasil. A marca já tinha o 147 e suas versões comerciais, como a Pickup e o Furgão. A novidade foi o Panorama, que estreava com a primeira reestilização da linha 147, chamada de linha Europa.
Tinha design moderno, ótimo aproveitamento de espaço e bom desempenho urbano. Era pensado para famílias e pequenos negócios que precisavam de espaço, mas sem abdicar da economia e praticidade de um carro pequeno.
Espaço e funcionalidade como destaque
Baseado no Fiat 147, o Panorama tinha 18 centímetros a mais no comprimento. A seção traseira recebia teto elevado, garantindo mais conforto e amplitude. O nome Panorama fazia referência à grande área envidraçada da carroceria, que aumentava a sensação de espaço.
Uma das vantagens do modelo era o porta-malas: com 730 litros até o teto, e até 1.440 litros com o banco traseiro rebatido. O estepe ficava na frente, junto ao motor, liberando ainda mais espaço atrás.
Melhorias mecânicas e desempenho urbano
O carro trazia avanços técnicos. A suspensão traseira era mais macia e o câmbio recebeu novo sistema de lubrificação, o que melhorava a suavidade ao dirigir.
Como o Panorama era mais pesado — cerca de 25 kg a mais que o 147 — usava o motor 1.300. Na versão a gasolina, tinha 61 cv e 9,9 kgfm de torque. Com etanol, entregava 62 cv e 11,5 kgfm.
Evolução em design e acabamento
Em 1983, o modelo passou por atualizações. Recebeu as mudanças da linha Spazio: para-choques de plástico, molduras laterais maiores e novo painel.
Ganhou câmbio de cinco marchas e duas versões de acabamento, chamadas C e CL. As alterações deram mais sofisticação ao visual e melhoraram o conforto interno.
Fim da produção e legado
A produção do Fiat Panorama terminou em 1986. O motivo foi a chegada da Fiat Elba, perua derivada da linha Uno. Mesmo com trajetória curta, o Panorama foi um modelo pioneiro.
Abriu espaço para outros sucessos da marca nesse segmento, como Tempra SW, Palio Adventure e Marea Weekend. O Panorama ajudou a consolidar a Fiat no mercado das peruas brasileiras.
Com informações de Stellantis.
FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS