A Prefeitura de Piranga inaugura nesta terça-feira, dia 06 de maio, às 19h, a nova Praça do Rosário. Com investimento de mais de R$ 650 mil, a obra representa um importante marco para a cidade e promete transformar o local em um novo espaço de lazer, convivência e encontros para a população. Segundo o prefeito Luisinho, a nova Praça do Rosário será o novo cartão-postal de Piranga. O projeto da praça foi idealizado com foco na valorização da história local, na acessibilidade e no bem-estar dos moradores, combinando funcionalidade, beleza e conforto. A Prefeitura convida toda a população para participar deste momento especial e celebrar mais uma conquista para o município.
A história
O tombamento estadual da Capela de Nossa Senhora do Rosário do município de Piranga foi aprovado pelo Decreto n.° 29.399 de 21 de abril de 1989, inscrito Livro de Tombo n.° II, do tombo de Belas Artes e no Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
Localizada no centro urbano do distrito sede, a Capela de Nossa Senhora do Rosário é um exemplar típico da arquitetura religiosa setecentista do Vale do Rio Piranga. O templo situa-se na Praça do Rosário, na esquina da quadra, bem no alinhamento do terreno. O interior da capela é enriquecido pelo conjunto de bens integrados e de bens móveis em que se destacam os altares em madeira policromada. Os retábulos colaterais ao arco-cruzeiro ao arco-cruzeiro foram executados no estilo rococó numa transição para o neoclássico.



As informações históricas sobre a capela de Nossa Senhora do Rosário de Piranga são bastante precárias. É possível que a capela tenha sido reconstruída em meados do século XVIII. Em 1658 já são arrolados em livros, os recibos da Irmandade do Rosário. Sabe-se que a capela sofreu ampla reforma datada de 1883, conforme inscrição na arcada do coro, quando foram provavelmente abertas da nave. Dando prosseguimento a estes serviços, em 1892 o retábulo-mor foi entalhado, não se tendo notícias do destino dado ao altar original.
A capela de Nossa Senhora do rosário dos Pretos do antigo Arraial Guarapiranga é um exemplar típico da linguagem arquitetônica difundida no século XVIII, por todo o vale do Rio Piranga. Diversas alterações introduzidas no transcurso do tempo prejudicaram bastante a unidade interior.