×

Refrigerante criado por brasileiro faz sucesso e é comprado pela gigante Coca-Cola

Bebida cor-de-rosa começou no nordeste e virou febre no resto do país

Docinho, cor-de-rosa, latinha rosa e azul, esse refrigerante tem a carinha de brasileiro, e é tão icônico que só de olhar as cores já dá pra saber qual é.

De tão famosa, essa invenção brasileira foi comprada pela multinacional Coca-cola, mas mesmo assim manteve suas características marcantes.

Guaraná Jesus foi inventado por um dos primeiros farmacéuticos do Maranhão. Imagem: Ju Zara/Flickr
Design atual da lata é baseada nos azulejos portugueses em São Luís do Maranhão. Imagem: Ajmcbarreto/Wikimedia Commons

Estamos falando do Guaraná Jesus, criado no nordeste pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes. Saiba mais sobre a história desse icônico refrigerante agora:

‘Queridinho’ refrigerante que marcou época em 1980 está de volta no Brasil
Refrigerante desconhecido no Brasil só perde para a Coca nos EUA
Criação maranhense
Jesus Norberto Gomes foi um dos primeiros farmacêuticos do Maranhão. Nascido em Vitória do Mearim, no interior do estado, Jesus migrou para a capital com apenas 14 anos, em busca de emprego.

A primeira oportunidade foi direto numa farmacêutica. No trabalho, ele aprendeu diversas receitas e com muito esforço conseguiu comprar uma farmácia, chamada Galvão. A partir daí, Jesus passou a tentar produzir refrigerantes.

A primeira tentativa não deu certo, e a receita acabou ficando amarga demais. Após muita tentativa e erro, a fórmula do famoso guaraná foi definida. Com um sabor bem mais agradável, o Guaraná Jesus fez sucesso. Veha a entrevista com a bisneta do criador:

A venda do refrigerante para a Coca-Cola
Em 1980 a família de Jesus vendeu a fórmula para a então Companhia Maranhense de Refrigerantes, franqueada da gigante Coca-Cola, e em 2001 a Coca adquire os direitos para produzir o refrigerante rosa.

No contrato, a multinacional se comprometeu a manter as características originais e icônicas do produto, como o logotipo Jesus e a coloração marcante do refrigerante, com referências à cultura maranhense.

Em 2008 a Coca-Coca fez um concurso com três opções de rótulos para decidir a nova identidade visual do refri, e os maranhenses escolheram seu favorito. A arte que ganhou foi inspirada nos azulejos coloniais portugueses típicos de São Luís.

FONTE: GAZETA SP

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp