SUV será produzido em Sorocaba (SP) e tem versão híbrida que faz médias de 32,3 km/l na cidade e 24,4 km/l na rodovia com gasolina
O lançamento do novo Toyota Yaris Cross no Brasil vai atrasar mais uma vez. O SUV compacto agora estreia em outubro, conforme apurado por Autoesporte. A expectativa inicial era de que o modelo chegasse em março. Depois, o prazo foi para julho e, agora, será no mês que abre o último trimestre do ano. O principal motivo da espera são as obras na fábrica de Sorocaba (SP), onde será produzido.
Fontes ouvidas por nossa reportagem dizem que, apesar de a Toyota já ter avisado que a chegada do Yaris Cross será em outubro, algumas concessionárias brasileiras já aceitam pré-reserva do SUV mediante pagamento de R$ 1.000. Se o interessado fizer a transferência e, posteriormente, desistir do carro por algum motivo, este valor será reembolsado de forma integral.
O Yaris Cross terá um grande diferencial para desbancar SUVs como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e o novo Nissan Kicks, já que tem tudo para ser o modelo mais econômico da categoria. Isso porque ele terá uma versão híbrida plena (HEV).
O conjunto será formado pelo motor 1.5 aspirado (operando em ciclo Atkinson) de 91 cv de potência e 12,3 kgfm de torque, associado a um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm. A potência combinada é de aproximadamente 115 cv com etanol — número ainda não oficial.
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O câmbio é do tipo transeixo, mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, assim como a PCU (unidade de controle de potência). Já as baterias são de íons de lítio e têm capacidade para 0,7 kWh. No caso da dupla, as baterias são de níquel-cádmio com 1,3 kWh de capacidade.
Autoesporte foi até o Chile testar o Yaris Cross híbrido, que por lá faz médias de 32,3 km/l na cidade e 24,4 km/l na rodovia com gasolina, segundo a Toyota. Já com o combustível brasileiro, que tem até 27% de etanol, os números provavelmente serão menores. Desde já, a reportagem pode afirmar que a meta da fabricante para o nosso país é chegar aos 25 km/l.
As versões de entrada terão um motor 1.5 aspirado flex, de ciclo Otto, que rende 110 cv de potência e 14,3 kgfm, com câmbio CVT que simula sete marchas. É uma evolução do conjunto que equipou os finados Yaris hatch e sedã, com quem o SUV só compartilha o nome.
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O modelo é derivado da plataforma DNGA, uma simplificação da base TNGA de Corolla e Corolla Cross. Em relação ao tamanho, o novo SUV terá 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,62 m de altura. No Chile, o Yaris Cross tem 471 litros de capacidade no porta-malas.
A título de comparação, o Corolla Cross tem 15 cm a menos de comprimento, 5,5 cm a mais de largura, 0,5 cm a menos em altura e 2 cm a menos no entre-eixos. Entretanto, o porta-malas é 30 litros menor do que o do Yaris Cross — pelo menos do divulgado no Chile.
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Apesar do acabamento interno simples, o Toyota Yaris Cross terá central multimídia flutuante com tela de 10,1 polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos parcialmente digital e freio de estacionamento eletrônico. O teto solar panorâmico poderá dar um charme ao SUV. O pacote de segurança também deverá ser bem servido por aqui.
O Yaris Cross nacional deve trazer seis airbags, sensores de estacionamento e parte do pacote Toyota Safety System (TSS), com frenagem autônoma emergencial e alertas de ponto cego e de evasão de faixa. Itens como o já citado freio de estacionamento eletrônico e o ar-condicionado digital também podem vir nas opções mais caras.
FONTE: AUTO ESPORTE