Para facilitar ainda mais o acesso das pessoas e tornar os serviços de saúde mais próximos dos cidadãos congonhenses, a Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Saúde, oferece, desde a última segunda-feira (23/06), ao bairro Ipiranga uma Unidade de Apoio à UBS Jardim Profeta. A solicitação partiu da Associação dos Moradores de bairro. Em seguida, a Secretaria de Saúde realizou todas adequações necessárias, afim de oferecer atendimentos de Saúde em tempo oportuno àquela comunidade.
A Unidade de Apoio do Ipiranga oferece aos moradores vacinação, aferição de dados vitais, consulta médica, consulta de enfermagem, curativos, coleta de preventivo, atendimento da equipe multiprofissional – Nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros profissionais. Durante toda semana, há um técnico de enfermagem todos os dias, de 7 as 16 horas. As consultas médicas ocorrem às quartas-feiras, de 7h às 16 horas. Às quintas-feiras, no mesmo horário, acontecem as consultas feitas por enfermeiro.
Será ofertado ainda o atendimento odontológico, assim que foram finalizadas as obras de adequação do consultório.


“Após a desativação da escola do bairro por falta do mínimo necessário de alunos, procurei o secretário de Saúde, Dr. Gilmar Seabra, e apresentei a ele a dificuldade dos moradores do bairro, especialmente os idosos, em atravessar a BR-040, que é perigosíssima, para pegar ônibus e buscar atendimento médico no Jardim Profeta. Nossa presidente da Associação, Maria do Carmo, assinou o ofício e, logo em seguida, tivemos o posicionamento positivo da Secretaria de Saúde. Acabei sendo a primeira paciente a ser atendida pela equipe maravilhosa do posto. Neste mesmo dia, houve uma emergência. Uma pessoa precisou ser transferida por ambulância para a UPA, onde fez os exames necessários, foi bem atendida e já está em casa, graças a Deus. Então este posto veio só para somar em nossa comunidade, por isso somos muito gratos por esta ação da Prefeitura”, conta a secretária da Associação dos Moradores do Bairro Ipiranga, a quitandeira Raquel Ramalho.
Mesmo após abertura da Unidade de Apoio do bairro Ipiranga, os moradores desta comunidade continuarão a ser atendidos na UBS Profeta I, caso necessários. Todas as ações seguem disponíveis para quem mora no Ipiranga também, incluindo os atendimentos da equipe e-Multi, os grupos de atividade física e demais serviços ofertados pela unidade.


Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas