Programa Carro Sustentável pode isentar IPI de modelos 1.0 flex nacionais até 2026, desde que atendam a requisitos
Com o possível anúncio de um programa especial do governo federal prometendo reduzir impostos para os carros 0km de entrada esperado para os próximos dias, listamos modelos elegíveis dentro das regras pré-estabelecidas pelo “IPI Verde”, que premiará veículos com baixa emissão de poluentes, e o inédito Programa Carro Sustentável, voltado à redução de impostos para modelos 1.0 flex de baixo custo.
A proposta não é nova: lembra o que já ocorreu nos anos 1990 com o anúncio feito pelo então presidente Fernando Collor de Mello, que reduziu o IPI para carros com motor de até 999 cm³, levando ao lançamento de carros como Fiat Mille, VW Gol 1000, Chevrolet Chevette Junior e Ford Escort Hobby.

Foto de: Jason Vogel
Na nova proposta, que ainda está em discussão no Ministério da Economia junto com a Presidência, a ideia é incentivar o foco ambiental, isto é, apostar em soluções menos poluentes, como o etanol, considerado pouco poluente pelo governo. Assim, todos os atuais carros com propulsor 1.0 aspirado disponíveis hoje no mercado entrariam no programa.
Ficarão de fora do Programa Carro Sustentável os modelos com motor turbo, os que ultrapassam 90 cv de potência, os importados e aqueles que não atendem aos critérios mínimos de reciclabilidade de materiais ou eficiência energética. Na lista, focamos nos 8 carros mais baratos do Brasil em 2025 até agora, mas as isenções ainda podem incluir mais modelos.
Veja como podem ficar os preços com a isenção de IPI:

Renault Kwid
- Versão: Renault Kwid Zen 1.0
- Preço original: R$ 79.790
- Preço sem IPI (7%): R$ 74.013
- Motor: 1.0 SCe 12V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 71 cv e 10 kgfm
O Kwid frequentemente alterna com o Fiat Mobi na liderança como carro mais barato do país, especialmente quando um dos dois modelos sofre reajustes de preço ou entra em promoção. Em março, por exemplo, o modelo francês voltou ao primeiro lugar após os últimos aumentos no valor do subcompacto italiano.
Desde a versão de entrada Zen, o Kwid oferece direção elétrica, ar-condicionado manual, quatro airbags, luzes diurnas de LED, monitoramento da pressão dos pneus, sistema start-stop e assistente de partida em rampa. Sob o capô, traz o motor 1.0 SCe 12V com 71 cv e torque de 10 kgfm, associado a um câmbio manual de cinco marchas.
Apesar do foco ambiental do programa, os carros 100% elétricos não estão entre os beneficiados, desta forma, a versão menos poluente do Kwid, com propulsão elétrica e oferecida atualmente por R$ 99.990, não será incluída.

Fiat Mobi
- Versão: Fiat Mobi Like 1.0
- Preço original: R$ 80.990
- Preço sem IPI (7%): R$ 75.321
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
Lançado em 2016, o subcompacto da marca italiana já mostra sinais da idade, mas acabou encontrando seu espaço por ser bem barato, sempre concorrendo com o Renault Kwid pelo título de carro mais barato do país. É bem espartano, com ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade, pré-disposição para rádio, rodas de aço com calotas e vidros dianteiros elétricos.
Recebeu novidades na linha 2025 por força do Proconve L8, que trouxe de volta o motor 1.0 Firefly que já esteve presente em seus primeiros anos. Gera 75 cv e 10,7 kgfm, operando com câmbio manual de 5 marchas.

Citroën C3
- Versão: Citroën C3 Live 1.0
- Preço original: R$ 81.400 (R$ 73.990 praticado)
- Preço sem IPI (7%): R$ 75.702
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
Primeiro fruto do projeto C-Cubed, o C3 faz parte da nova filosofia da Citroën dentro do grupo Stellantis de focar em carros de custo e benefício, tendo preço mais acessível e maior espaço interno que seus concorrentes.
A versão de entrada Live vem somente com ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, monitoramento de pressão de pneus, vidros e travas elétricas, e rodas de aço com calotas. Como quase todos os demais carros de entrada da Stellantis, utiliza o 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm desenvolvido pela Fiat, sempre com transmissão manual de 5 marchas.

Fiat Argo
- Versão: Fiat Argo 1.0
- Preço original: R$ 91.990
- Preço sem IPI (7%): R$ 85.551
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
Apesar de um tanto defasado comparado aos seus concorrentes – o Argo foi lançado em 2017 e suas únicas mudanças visuais foram a troca da grade e do para-choque dianteiro, em 2021 e 2023 – mas ainda é uma opção para quem busca um hatch de baixo custo e de fácil manutenção, já que compartilha o motor 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm com outros modelos do grupo Stellantis.
Na sua versão de entrada, que não tem nome, traz de série ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, rodas de aço com calotas aro 14, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, e volante com ajuste de altura. Na linha 2026, sua principal novidade foi a introdução de um novo farol de LED nas versões mais equipadas e um com novo DRL na de entrada.

Peugeot 208
- Versão: Peugeot 208 Active 1.0
- Preço original: R$ 91.990 (R$ 81.490 praticado)
- Preço sem IPI (7%): R$ 85.551
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
Reestilizado no fim do ano passado, o 208 ganhou leves modificações visuais na dianteira, o novo logo da Peugeot e mudanças nos nomes de suas versões. A antiga versão de entrada, até então chamada de Like, passou a ser chamada de Active. Na motorização nada mudou, permanece com o motor 1.0 Firefly de outros carros do grupo Stellantis, que gera até 75 cv e 10,7 kgfm.
Em relação à versão que substitui, recebe elementos como maçanetas pintadas na cor da carroceria e lanternas de LED. As rodas permanecem de aço com 15″ de diâmetro e o hatch sai de fábrica com 4 airbags. O 208 Active conta ainda com o opcional Pack Tech, que acrescenta volante multifuncional, duas entradas USB (A e C) na dianteira, multimídia com tela de 10,3″ e ar-condicionado digital.

Chevrolet Onix Hatch
- Versão: Chevrolet Onix MT 1.0
- Preço original: R$ 94.900
- Preço sem IPI (7%): R$ 88.257
- Motor: 1.0 CSS Prime 12V
- Câmbio: Manual de 6 marchas
- Potência e torque: 82 cv e 10,6 kgfm
Ainda com o mesmo desenho desde o lançamento de sua segunda geração, no fim de 2019, o Onix enfim ganhará sua aguardada reestilização de meia vida em breve. Até lá, o modelo mantém o mesmo visual e a mesma lista de equipamentos de série. Desde a versão de entrada, o Onix conta com ar-condicionado manual, controle de estabilidade, multimídia de 8”, rodas de aço de 14” com calotas, vidros e travas elétricas, direção elétrica e seis airbags.
Na linha 2025, o Onix também recebeu modificações em seu motor devido as novas regras de emissão. Segundo a GM, as mudanças se concentraram na reprogramação da central eletrônica do modelo, mantendo o sistema de injeção indireta dos motores atuais. Utilizando o motor 1.0 CSS Prime aspirado, a potência saltou de 78 cv para 80 cv na gasolina, enquanto o torque passa a contar com 12,6 kgfm ante os 9,6 kgfm do motor com calibração para o PL7. Já no etanol, os números continuam em 82 cv e 10,6 kgfm.

Hyundai HB20 Hatch
- Versão: Hyundai HB20 Comfort 1.0
- Preço original: R$ 95.790
- Preço sem IPI (7%): R$ 89.085
- Motor: 1.0 Kappa 12V
- Câmbio: manual de 6 marchas
- Potência e torque: 80 cv e 10,2 kgfm
Com duas reestilizações bem próximas nos últimos anos, o HB20 já não tem mais o mesmo fôlego dos primeiros anos no fator novidade. Ainda assim, é um automóvel bem atraente para o bolso, contando com ar-condicionado, seis airbags, controle de estabilidade, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, rádio com USB e Bluetooth, iluminação diurna, controle de cruzeiro e mais. Na linha 2026, a marca promoveu um rearranjo de versões, eliminado a básica Sense e promovendo a Comfort ao modelo de acesso do hatch.
Com as exigências do Proconve L8, que entrou em vigor em janeiro, o motor 1.0 Kappa recebeu atualizações que mantiveram a potência inalterada em 80 cv (etanol) e 75 cv (gasolina). No entanto, houve um pequeno ganho no torque ao utilizar gasolina, que passou de 9,4 kgfm para 9,6 kgfm. Com etanol, o torque permaneceu o mesmo, com 10,2 kgfm.

Volkswagen Polo
- Versão: Volkswagen Polo Track 1.0
- Preço original: R$ 95.790
- Preço sem IPI (7%): R$ 89.085
- Motor: 1.0 MPI 12V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 84 cv e 10,4 kgfm
Se um dia o Polo já foi um compacto premium e deixava o papel de carro de volume para o Gol, esses dias ficaram no passado. Com o Polo Track, o modelo chegou ao topo de vendas no país, mesmo já passando da casa dos R$ 90 mil. Na linha 2026, sua principal modificação foi a retirada de algumas versões intermediárias para a chegada do Tera. Assim, para quem deseja um hatch da VW com o motor 1.0 aspirado, agora terá que levar obrigatoriamente a versão Track ou a Robust.
Entre seus atributos, traz apenas o básico, como ar-condicionado manual, direção elétrica, controle de estabilidade, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, rádio com Bluetooth e USB, e quatro airbags, além do motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,4 kgfm.
Isenção deve valer até o fim de 2026
Com o Carro Sustentável, o governo tentará reativar esse segmento em um contexto bem diferente das tentativas anteriores. A diferença é que, desta vez, os critérios são técnicos e ambientais, e não há nada que garanta uma redução de preços ao consumidor final. Sendo assim, grupos automotivos como a Stellantis, que tem boa parte de seus modelos vendidos com descontos consideráveis no seu site oficial e na rede de concessionárias, podem acabar não repassando esse valor, mantendo os valores praticados em promoções sem data para acabar e disponíveis para todos os compradores.
O anúncio oficial deve ser feito nas próximas semanas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a expectativa é que as medidas estejam em vigor até o fim de 2026, quando o novo regime tributário deve entrar em vigor, com a possível criação de um Imposto Seletivo sobre o consumo.
Fonte: Valor Econômico