SUV médio criado no Brasil tem design global e foco em espaço e conectividade
A Renault apresentou oficialmente o Boreal, SUV de médio porte desenvolvido pelo centro de design da marca no Brasil. O projeto faz parte da nova fase da Renault na América Latina, integrando a estratégia global da marca ao adaptar sua linguagem visual e soluções técnicas para atender às necessidades de mercados emergentes. Em outras palavras: menos Dacia (Sandero e Logan) e mais Renault europeia.
O Renault Boreal é um utilitário esportivo de categoria média. Com 4,56 metros de comprimento e entre-eixos de 2,70 metros, visa rivalizar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e os vários chineses que têm invadido o Brasil, em especial BYD Song Plus e GWM Haval H6. Ainda sem preço, chegará inicialmente com motor 1.3 turbo de 156 cavalos.
Design do novo Boreal
O visual do Renault Boreal segue a identidade que a marca vem aplicando em seus recentes lançamentos, como o Rafale e o novo Symbioz. São linhas agressivas e geométricas. A dianteira exibe capô elevado e grade frontal na cor da carroceria, onde se destaca o logotipo Nouvel’R, já adotado em todos os novos modelos da marca, como o Kardian.

A assinatura luminosa é um dos destaques do modelo, composta por filetes de LED que se projetam a partir dos faróis principais e descem verticalmente, acompanhados de módulos adicionais que ampliam visualmente a base do carro. Os faróis de LED se estendem até os para-lamas.
As laterais são marcadas por caixas de roda com molduras plásticas e rodas diamantadas de 19 polegadas, detalhes que contribuem para a robustez visual do conjunto. Na traseira, as lanternas horizontais invadem a tampa do porta-malas e são conectadas por um friso iluminado, seguindo a tendência dos SUVs médios mais recentes da marca.
Interior
O interior utiliza o conceito OpenR, já conhecida no Brasil no Megáne E-Tech. O Boreal conta com duas telas digitais de 10 polegadas cada — uma para o quadro de instrumentos e outra para o sistema multimídia, que conta com interface Google nativa e conectividade plena com aplicativos, serviços online e atualizações remotas.

A cabine oferece ainda iluminação ambiente configurável em 48 tonalidades, com transições que podem acompanhar os modos de condução selecionados pelo sistema Multi-Sense. Os materiais de acabamento variam de acordo com a versão e o mercado, mas incluem superfícies macias ao toque, detalhes gravados a laser e opção de bancos na cor azul para a América Latina. Há até opção de som premium Harman-Kardon.
Entre os equipamentos disponíveis, o SUV oferece teto panorâmico, ar-condicionado digital dual-zone, carregador de celular por indução, quatro portas USB-C (duas em cada fileira), console refrigerado e sistema Easy Break para rebatimento rápido dos bancos traseiros. Os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos e função de massagem para o motorista, recurso ainda pouco comum no segmento.

O porta-malas acomoda 522 litros com os bancos na posição normal, podendo chegar a 1.279 litros com os encostos rebatidos. A base de carga foi posicionada mais próxima do solo, o que facilita o manuseio de volumes maiores ou pesados.
Motor e segurança
Construído sobre a plataforma modular CMF-B, a mesma utilizada no Kardian, o Renault Boreal pode receber motorizações flex e híbridas leves. No entanto, para o lançamento, o SUV terá o motor 1.3 TCe turbo flex, de 163 cv e 270 Nm de torque, associado a câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas.
Esse motor já é conhecido no Brasil, utilizado no Duster e Oroch. Desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e Renault equipa carros como o GLA e GLB. Em mercados latinos somente a gasolina, rende 156 cv, enquanto na Turquia serão 138 cv e 240 Nm.

O Renault Boreal tem o sistema de regulagem Multi-Sense, que permite configurar o ambiente de condução em função das preferências e condições. São oferecidos quatro modos: Eco, Comfort, Sport, Personnel, além de um novo modo Smart.
O modelo adota arquitetura eletrônica avançada, permitindo integração de tecnologias de assistência à condução, conectividade online e suporte a serviços remotos. Isso inclui até 25 dispositivos de segurança, incluindo pacote ADAS.
A produção será concentrada na unidade de São José dos Pinhais (PR), com possibilidade de exportação para mercados da América Latina e países como a Turquia, onde o modelo também será vendido. O preço pode ser um dos entraves do modelo. Ainda sem tabela divulgada, certamente superará os R$ 220 mil na opção completa.
Ficha técnica – Renault Boreal (Brasil)
- Comprimento: 4.556 mm
- Entre-eixos: 2.702 mm
- Largura: 1.841 mm (sem retrovisores) / 2.082 mm (com retrovisores)
- Altura com barras de teto: 1.650 mm
- Altura com porta-malas aberto: 2.085 mm
- Altura da base do porta-malas (vazio): 781 mm
- Ângulo de entrada / saída: 22° / 27°
- Distância mínima do solo (veículo vazio): 213 mm
- Capacidade do porta-malas: 522 litros (1.279 litros com bancos rebatidos)
- Motorização: 1.3 TCe turbo flex
- Potência (etanol): 163 cv
- Torque (etanol): 270 Nm
- Transmissão: EDC de seis marchas
FONTE: CNN BRASIL