×

Belo Vale – Boa Morte: Comunidade Quilombola dividida entre duas associações

Em reunião na Prefeitura Municipal de Belo Vale, em 09/07/2025, diretores da Associação Comunitária da Boa Morte levaram ao prefeito José Lapa dos Santos uma pauta extensa e diversificada. Na ocasião, debateram a implantação de politicas públicas, reivindicaram continuidade e reparos de obras, além de solicitar diversas melhorias para a comunidade. As tratativas foram registradas em ata.

O grupo solicitou: finalização do Posto de Saúde; reforma da quadra poliesportiva; recapeamento com passeio e iluminação da via de acesso da comunidade à  Rodovia MG-442; iluminação da Praça Principal; inspeção na ponte ao lado da Pousada Vargem do Cedro; reabertura da estrada que liga a comunidade à Pousada Princesa do Vale.  Entre outros, obras de fechamento da entrada do Cemitério e Capela Velório; bem como, reparos no portão, escada do campanário e banheiros da Capela da Boa Morte, a serem tratados com o Padre Júnior, pároco da Matriz de São Gonçalo. Pediu-se a retirada de uma rotatória, localizada perto da propriedade do Sr. José Vicente, e a reabertura da Escola Municipal Mestra Macrina Augusta com previsão para o ano de 2026. 

Prefeito irá visitar a comunidade

Conforme descrito em Ata, o prefeito José Lapa prometeu fazer uma visita à  comunidade para verificar as questões tratadas e planejar as  melhorias. Os diretores também abordaram sobre mudanças  de linhas de ônibus que ligam a comunidade a outros centros urbanos e receberam explanações satisfatórias. A entidade está focada na organização de documentos e certidões, para que se tenha acesso a recursos de Subvenção Social e Emendas Impositivas.

Foto: Tarcísio Martins. Associação Comunitária da Boa Morte tem sede própria, situada no número 48 da Praça Principal. A casa foi doada pela descendente de escravizados e quilombola, Sra. Laudelina Pereira da Silva, após sua morte, em 2012.

Associação Quilombola da Boa Morte (AQBM)

Por outro lado, o grupo da Chapa 1, que saiu perdedor nas eleições de 20/04/2025, presidido por Geraldo de Araújo Melo, não satisfeito com o resultado das eleições, decidiu fundar uma nova associação que se identifique com as necessidades da Comunidade Remanescente de Quilombolas, título conquistado através da Fundação Cultural Palmares, em 2004. Segundo Geraldo (Gegê Jardineiro), a primeira reunião para se discutir as características da Associação Quilombola da Boa Morte está prevista para o dia 21 de julho, no Espaço da Simone, Praça da Boa Morte.   

Tarcísio Martins, Jornalista; cofundador da ACBM, junto à APHAA-BV, em 1997.   

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp