Antes de fechar negócio, conheça 5 SUVs com alto custo de manutenção, seja por problemas crônicos, peças caras ou consumo de combustível exagerado, que podem transformar o sonho do carro novo em um pesadelo financeiro.
Comprar um SUV usado pode parecer um excelente negócio, especialmente quando modelos de luxo e de grande porte aparecem com preços atraentes no mercado. No entanto, por trás de um valor de compra convidativo, podem se esconder gastos que transformam a experiência em uma verdadeira dor de cabeça. São os chamados SUVs com alto custo de manutenção, veículos que podem te levar à falência se você não estiver preparado.
Os problemas vão muito além de uma simples troca de óleo mais cara. Estamos falando de defeitos crônicos em motor e câmbio, peças de reposição com preços exorbitantes e um consumo de combustível tão elevado que inviabiliza o uso do carro no dia a dia. Pensando nisso, selecionamos cinco modelos que exigem atenção redobrada antes da compra.
1. Ford EcoSport (com câmbio PowerShift)

O EcoSport revolucionou o mercado brasileiro, mas sua segunda geração (modelos de 2013 a 2017) carrega uma bomba-relógio: o câmbio automatizado PowerShift. Este componente se tornou famoso por seus problemas crônicos, que incluem:
- Trepidações excessivas em baixas velocidades.
- Ruídos e estalos metálicos.
- Superaquecimento e forte cheiro de embreagem queimada.
- Perda de força em subidas e travamento em uma única marcha.
A Ford, na época, estendeu a garantia do componente, mas nunca realizou um recall completo, o que deixou muitos proprietários na mão. Um reparo completo deste câmbio pode facilmente ultrapassar os R$ 10.000, tornando-o um dos SUVs com alto custo de manutenção mais arriscados do mercado.
2. Mitsubishi Pajero TR4
O Pajero TR4 é um valente e desejado SUV com real capacidade off-road. No entanto, ele esconde um “defeito” que afeta diretamente o bolso do proprietário todos os dias: o consumo de combustível extremamente elevado.
Equipado com um motor 2.0 aspirado, relatos de donos indicam que é difícil conseguir médias melhores que 5 a 6 km/l na cidade. Para quem roda bastante, o custo para encher o tanque se torna um pesadelo. Embora sua mecânica seja robusta, o gasto na bomba o coloca na lista dos carros que exigem um orçamento folgado.
3. Hyundai Vera Cruz

Um SUV de sete lugares, com motor V6 potente e um acabamento de luxo por um preço de carro popular usado. Parece o negócio perfeito, certo? O Hyundai Vera Cruz realmente entrega muito conforto, mas o custo para mantê-lo rodando é altíssimo, principalmente por causa do seu motor 3.8 V6 de 270 cavalos.
O consumo de combustível é seu maior vilão, com médias que dificilmente passam de 4,5 km/l na cidade. Além disso, por ser um carro importado e de maior porte, peças de suspensão e acabamento não são baratas, tornando-o um dos SUVs com alto custo de manutenção mais sedutores e perigosos.
4. Range Rover Sport (2014 em diante)
Comprar um Land Rover usado é para quem tem coragem e, principalmente, dinheiro de sobra. O Range Rover Sport é um carro luxuoso e imponente, mas seu histórico de problemas é extenso e os reparos são caríssimos.
Os principais problemas crônicos incluem:
- Falhas no motor 3.0 V6 biturbo diesel, como a quebra prematura do virabrequim.
- Problemas na suspensão a ar, com bolsas que furam ou ressecam, e compressores que falham. Um reparo completo do sistema pode custar mais de R$ 30.000.
É um carro que desvaloriza muito justamente por seu custo de propriedade ser proibitivo para a maioria das pessoas.
5. Porsche Cayenne (1ª e 2ª Geração)

O sonho de ter um Porsche na garagem por menos de R$ 150 mil pode rapidamente virar um pesadelo financeiro. O Cayenne, especialmente de gerações mais antigas, é um dos SUVs com alto custo de manutenção mais notórios do mercado de luxo. Tudo nele é caro:
- Freios: A troca de discos e pastilhas pode passar dos R$ 10.000.
- Cardã: Um problema crônico no rolamento central do eixo cardã exige a troca da peça inteira, um reparo que pode custar mais de R$ 20.000.
- Arrefecimento: Mangueiras de plástico do sistema ressecam e precisam ser substituídas por um kit de alumínio, serviço que ultrapassa os R$ 5.000.
É um carro que exige um dono com o bolso tão grande quanto o status que ele proporciona.
E você, já teve alguma experiência ruim com um desses modelos? Conhece outros SUVs com alto custo de manutenção que deveriam estar nesta lista? Deixe seu comentário!
FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS