Congonhas/MG – Em uma noite marcada pela emoção, reconhecimento e renovação de compromissos, foi realizada, no dia 07 de julho, a Cerimônia de Transmissão de Cargos e Posse do Conselho Diretor do Rotary Club de Congonhas, Rotaract Club de Congonhas e da Casa da Amizade, marcando o início oficial do ano rotário 2025-2026.
A solenidade reuniu representantes das três instituições em um mesmo espaço e momento, reforçando o lema do ano: “Unidos para Fazer o Bem”. O evento reuniu autoridades, convidados e caravanas de clubes rotários da região em um verdadeiro encontro de companheirismo e espírito de serviço.
“Apesar de serem instituições distintas, o Rotary, o Rotaract e a Casa da Amizade caminham juntos, sustentados por valores que compartilham com orgulho: o companheirismo, a vontade de servir e o compromisso com a transformação social”, destacou Ana Luíza da Silva Santos, na abertura da cerimônia.

Representatividade e reconhecimento
A mesa de honra foi composta por lideranças locais e rotárias, incluindo o presidente do Rotary Club de Congonhas no ano rotário 2024-2025, João Paulo Ferreira Paula, e o presidente eleito, Pedro Otávio Lacerda Teixeira, além dos novos dirigentes: Marco Aurélio Andrade Cacheado (Rotaract) e Géssica Jeissem Moraes Martins (Casa da Amizade).
Estiveram presentes ainda vereadores da Câmara Municipal de Congonhas, representantes da Loja Maçônica, da 73ª Subseção da OAB/MG, e presidentes de diversos clubes da região.
Inauguração, gratidão e homenagens
Um dos momentos marcantes da noite foi a inauguração do segundo andar da sede do Rotary Club e da Casa da Amizade, realizada por João Paulo e Bianca Rosa, com participação da companheira Nícea Sotoriva.
Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens especiais a doadores da Fundação Rotária, com destaque para o companheiro Marcelo Armando Rodrigues, reconhecido como Paul Harris Safira, e o casal Ângela e Antônio Resende, homenageados como Major Donors (Doadores Extraordinários).

Em seguida, foram entregues certificados de agradecimento aos parceiros e apoiadores dos projetos desenvolvidos ao longo do último ano, destacando empresas, lideranças políticas, cidadãos e instituições locais. “Nenhuma caminhada é solitária quando há mãos estendidas ao nosso lado”, pontuou Frederico Paiva durante a entrega das homenagens.
Discursos de encerramento de ciclo
Em tom de gratidão e realização, os então presidentes João Paulo, Pedro Mota e Bianca Rosa proferiram seus discursos de encerramento. Cada um destacou os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e agradeceu à equipe, parceiros e comunidade.

Posse e início de um novo ciclo
A cerimônia seguiu com a tradicional troca de pins e o toque do sino, oficializando a posse dos novos presidentes: Pedro Lacerda (Rotary), Marco Aurélio Cacheado (Rotaract) e Géssica Jeissem (Casa da Amizade). Em seus discursos de posse, os três reafirmaram o compromisso com o serviço voluntário e com o fortalecimento das ações conjuntas, inspirados pelo lema “Unidos para Fazer o Bem”.
Em seu discurso de posse, o novo presidente do Rotary Club de Congonhas, Pedro Lacerda, emocionou os presentes ao relembrar sua trajetória desde o convite, em 2012, para ingressar no Rotaract – convite que, à época, recusou com um argumento que hoje reconhece como equivocado: “Disse que não tinha paciência para gente com espírito de salvador. Um erro. Com o tempo, entendi que fazer parte da família rotária não tem nada a ver com se sentir salvador de ninguém. Tem a ver com partilhar, servir e, sim, mudar o mundo — mesmo que seja um mundo de cada vez.”

Agradecendo aos amigos, à família, ao Rotaract e aos companheiros do Rotary, Pedro concluiu reforçando o espírito coletivo que guiará sua gestão: “Seguiremos juntos. E que este seja um ano de trabalho, de união e de propósito.”
Também foram empossados novos associados, entre eles Cláudia Márcia Nicolau (Rotary) e os jovens Arthur Junio Silva Cordeiro e Thayna Damas Ferreira (Rotaract), além dos membros dos novos conselhos diretores das três instituições, que atuarão ao longo do ano rotário 2025-2026.

Encerramento e confraternização
A cerimônia foi finalizada com homenagens às caravanas presentes, especialmente ao Rotary Club de Barbacena – Monte Mário, que percorreu a maior distância até Congonhas, e ao clube com maior número de participantes.
Em clima de alegria e fraternidade, todos os presentes foram convidados para o jantar de companheirismo, encerrando a noite com celebração e esperança renovada pelo início de um novo ciclo de liderança, serviço e impacto social.
