Evento gratuito de 06 a fi0 de agosto reúne artistas de quatro cidades em uma programação diversificada com shows, teatro, literatura e oficinas formativas.
O distrito histórico de Lobo Leite, em Congonhas, será o palco do FACAP – Festival de Arte e Cultura do Alto Paraopeba, que acontecerá de 06 a 10 de agosto de 2025. O festival, de acesso gratuito, celebra a vibrante cena cultural da região, reunindo uma programação extensa com apresentações teatrais, encontros literários, exposições, oficinas e shows. O evento é uma realização do IFMG, da Prefeitura de Congonhas e da Produtora Movente, com patrocínio da LGA Mineração.
Idealizado para valorizar e dar visibilidade à riqueza material e imaterial do Alto Paraopeba , o FACAP contará com a participação de artistas de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas e Ouro Branco. A programação foi pensada para um público diverso, incluindo estudantes, moradores, turistas e famílias, com atividades para todas as idades.
“O FACAP foi construído de forma coletiva, unindo associações locais, artistas, produtores e parceiros institucionais. Nosso objetivo é consolidar o festival como um marco cultural no território, promovendo o intercâmbio e a valorização dos nossos talentos”, segundo a organização do evento.
Os cinco dias de festival acontecerão em locais emblemáticos de Lobo Leite, como o Restaurante Villa Lobos, a Estação biblioteca, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Soledade e a Praça da Matriz.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
A abertura oficial, no dia 06 de agosto, contará com a exibição do curta-metragem “Uma passagem pela história” e show com “UmDUOtro” de Fred Santos e Vanessa Groehs no Restaurante Villa Lobos.
A quinta-feira, 07, será marcada pela abertura da exposição “Violas de Ǫueluz” e por um Encontro de Escritores do Alto Paraopeba , seguido por um Cortejo Poético e apresentações de corais na Igreja Matriz. A noite se encerra com a banda ouro-branquense Malditos no palco principal.
Na sexta-feira, 08, a “Festa Enluarada” traz shows com Tuca Boelsums, Chico Lobo e Rafa Marinho e a Nave do Cerrado. O sábado, 09, será dedicado aos “Versos, Samba e Canção”, com uma Batalha de Rimas, desfile da Escola de Samba Rosa Imperial e shows de ProfiSamba, Samba de Sinhá e Radicais do Samba.
O encerramento no domingo, 10, com o tema “Álbum de Família”, inclui uma celebração religiosa, apresentação de música lírica, teatro e uma sequência de shows com Faioli, Acawã, Banda Vô Zito, Grupo Dendê e Banda Maria Fllô.

FORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Além da programação artística, o FACAP oferece um robusto eixo formativo com oficinas e minicursos gratuitos, que acontecem antes e durante o evento. As atividades incluem cursos de idiomas para o turismo, oficinas de marketing para a economia criativa, bordado, percussão e até uma oficina de Bala de Amêndoas, com Dona Nega. As vagas são limitadas e abertas à comunidade.
ESTRUTURA E REALIZAÇÃO
O festival contará com uma estrutura planejada para garantir o conforto do público e a preservação do patrimônio de Lobo Leite, incluindo um palco de médio porte, barracas e banheiros químicos.
O FACAP é uma realização do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), da Prefeitura de Congonhas e da Produtora Movente. Conta com o patrocínio da LGA Mineração, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio das prefeituras de Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas e Ouro Branco, da Vale e da UFSJ. A produção é da Cria Produções Culturais.
MAIS INFORMAÇÕES: [email protected]
LUCAS FREITAS – (2fi) 98352-8470
