Com apoio da EPR Via Mineira, projeto atendeu quase mil alunos em Conselheiro Lafaiete e Congonhas com atividades sobre segurança viária; nas férias, crianças ajudam a levar os aprendizados para as viagens em família
Durante as férias escolares, o movimento nas rodovias brasileiras costuma aumentar, impulsionado por viagens em família e deslocamentos para destinos turísticos. No trecho mineiro da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, não é diferente. A intensificação do tráfego exige atenção de motoristas e pedestres e reforça a importância de ações educativas voltadas para a convivência segura nas vias.
Uma dessas ações é o projeto Vrum Vrum – Turma da Ação, apoiado pela EPR Via Mineira, concessionária que administra o trecho. Entre junho e julho, a iniciativa promoveu atividades de conscientização em 13 escolas municipais de Conselheiro Lafaiete e Congonhas, atendendo 928 crianças de 6 a 12 anos. Por meio de teatro interativo e uma mini pista educativa, o projeto aborda de forma lúdica temas como o uso do cinto de segurança, o respeito à faixa de pedestres e os limites de velocidade.

A proposta é que, desde cedo, as crianças compreendam seu papel como pedestres, ciclistas e, futuramente, motoristas. Para a coordenadora de Sustentabilidade da EPR Via Mineira, Flávia Amado, essa formação tem efeito multiplicador, especialmente durante as férias, quando muitas delas acompanham os pais em viagens pela rodovia.
“As crianças aprendem e se tornam multiplicadoras das mensagens de segurança dentro de casa. Durante as férias, quando acompanham as viagens com os pais ou responsáveis, é comum que elas alertem sobre o uso do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade e outros cuidados que vivenciam nas apresentações. Esse envolvimento contribui para fortalecer uma cultura de segurança no trânsito”, ressalta Flávia Amado, coordenadora de Sustentabilidade da EPR Via Mineira.
Em Congonhas, o projeto passou pelas escolas municipais Maria Batista, Padre Jacinto, João Olyntho Ferraz, João Narciso, Jair Elias, Amynthas Jacques e Dom João Muniz. Em Conselheiro Lafaiete, as atividades foram realizadas nas escolas municipais Marechal Deodoro da Fonseca, Professor Luis Carlos Gomes Beado, Dr. Rui Pena, Jadir Pinto de Azevedo, Professor Doriol Beato e Meridional.
O projeto também está alinhado a metas globais de desenvolvimento sustentável, como saúde e bem-estar, educação de qualidade e cidades mais seguras. Nos próximos meses, a iniciativa deve alcançar outros municípios cortados pela BR-040, incluindo Carandaí, Juiz de Fora, Santos Dumont, Ewbank da Câmara, Ressaquinha, Nova Lima e Itabirito.
Orientações de segurança e apoio 24 horas
Neste período de férias, a recomendação é redobrar os cuidados ao volante e reforçar o diálogo dentro de casa sobre comportamentos seguros no trânsito. Para garantir apoio imediato, a EPR Via Mineira mantém o Centro de Controle Operacional ativo 24 horas por dia, com monitoramento constante e recursos para atendimento médico e mecânico ao longo do trecho concedido da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. O serviço pode ser acionado pelo telefone gratuito0800 003 1040.
A educação, inclusive a das crianças, é apontada como uma das estratégias mais eficazes para a redução de acidentes e a preservação de vidas. “Ensinar e aprender sobre o trânsito deve ser um compromisso contínuo, em qualquer idade”, finaliza Amado.
Assessoria de imprensa:
Marina Galvêas
[email protected] | [email protected]
(27) 98802-3326