A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizou audiência pública para discutir a sonegação e a má aplicação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), também conhecida como royalties da mineração. O objetivo foi debater medidas para fortalecer a fiscalização da Agência Nacional de Mineração (ANM) e garantir que os recursos arrecadados sejam aplicados de forma transparente e voltados para o desenvolvimento dos municípios mineradores.
A CFEM é um pagamento obrigatório que as empresas de mineração devem fazer ao governo federal, estados e municípios pela exploração de minerais como ferro e manganês. Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) de 2024 revelou que a sonegação é um problema grave: quase 70% das empresas não pagaram a CFEM voluntariamente entre 2017 e 2022. Esses recursos deveriam compensar os impactos da atividade mineradora e financiar alternativas econômicas, mas a falta de estrutura da ANM e a influência do lobby das mineradoras no Legislativo têm comprometido sua efetividade.
Mineração e sonegação
Os deputados do Juntos Para Servir, Padre João (PT-MG) e Leleco Pimentel (PT-MG), tiveram papel de destaque na audiência, denunciando a dependência econômica excessiva da mineração, as perdas financeiras e sociais causadas pela ausência de um pagamento justo e defendendo mudanças estruturais na forma como a CFEM é arrecadada e aplicada.
Depoimentos
Padre João
“A minero-dependência é um dos maiores atrasos para nós. O presidente Lula foi eleito com a pauta importante da industrialização, mas estamos atrasados na lógica ainda do pau-brasil. Até mais perversa, pois os danos são ainda maiores para a sociedade. Por isso a CFEM deve ser minimamente justa.”
Deputado Leleco Pìmentel
Leleco Pimentel
“A mineração não paga imposto, e sim dá uma contribuição, por questões decididas pelo Legislativo e influenciada pelo lobby das mineradoras. Sabemos o impacto dessa relação entre a produção e a ausência de um pagamento justo. As perdas para os municípios, a perda social incide naquilo que é lucro.”
Thomas Johannes Schrage, do Ministério de Minas e Energia
Thomas Johannes Schrage – Ministério de Minas e Energia
“Os recursos da CFEM podem ser usados na diversificação da economia, mas a gente sabe que é pouco usado de fato.”
Daniel Braga Bona – Ministério Público do Pará
“Temos a dificuldade de saber onde a verba está sendo aplicada. Essa é a experiência de muitos municípios que recebem os royalties. É preciso criar medidas de transparência.”
Waldir Silva Salvador de Oliveira – AMIG
“Em apenas quatro anos, aqueles que têm direitos minerários garantidos deixaram de recolher R$ 20 bilhões ao Brasil. Isso é crime de lesa-pátria.”
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.