Os vencedores serão presenteados com uma visita especial ao Biocentro do Gerdau Germinar, em Ouro Branco (MG)
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, divulgou nesta terça-feira, 19/08, o resultado do “Eu e o Gerdau Germinar”, concurso que celebrou os 35 anos do programa de educação ambiental da companhia. Realizado entre junho e julho deste ano, o desafio de memórias convidou participantes a enviarem uma fotografia autoral acompanhada de um breve texto relatando experiências marcantes vividas durante as atividades do programa.
Quatro histórias, duas do público interno e duas da comunidade, foram selecionadas por uma comissão formada por colaboradores da gerência de Sustentabilidade da Gerdau, com base em critérios de originalidade, criatividade e impacto emocional.

O colaborador Edeilson Souza contou sua história em uma ação com crianças da APAE de Ouro Branco, marcada por momentos de inclusão e solidariedade, em que, junto com um colega, auxiliou uma das crianças participantes na trilha de caminhada e nas brincadeiras. “Sentimos a alegria dele naquele momento em que nos tornamos suas pernas. Um momento que me marcou por vivenciar a inclusão e a alegria dele e a nossa”, detalhou.
Dione Pinto, também colaborador da Gerdau, trouxe o encantamento do filho ao visitar o Biocentro, destacando o fortalecimento dos vínculos familiares por meio da interação com a natureza.

Na categoria de público externo, o CAPS Infanto Juvenil de Conselheiro Lafaiete foi um dos vencedores, relatando a visita imersiva com crianças e adolescentes atendidos pela instituição.
Carla Morais, pedagoga da Escola Municipal José Francisco Nogueira, em Ouro Branco, compartilhou a vivência com o projeto “Escologia”, desenvolvido em 2002 com apoio do Germinar. A experiência resultou em um livro de poesias e crônicas escritas por alunos do 4º ano.
Os quatro vencedores viverão uma manhã especial no Biocentro do Germinar, em setembro, revivendo emoções e memórias em meio à natureza que inspirou suas histórias.

As celebrações dos 35 anos do Gerdau Germinar também contemplaram uma produção especial de aniversário, com depoimento de colaboradores, estudantes e ONGs atendidas pelo programa. O vídeo está disponível no canal de YouTube da Gerdau e pode ser acessado pelo link: 35 anos do Gerdau Germinar.
Sobre o Gerdau Germinar
Desde sua criação, o programa de educação ambiental da Gerdau já alcançou mais de 400 mil pessoas, promovendo ações de conscientização ambiental com foco em educação, cidadania e sustentabilidade. Por meio de visitas técnicas, cursos, oficinas e eventos educativos, o Germinar mobiliza escolas, comunidades e colaboradores de seis municípios da região do Alto Paraopeba (MG).
O Biocentro, sede das atividades em Ouro Branco, é um espaço de referência em educação ambiental, com estruturas como a Praça dos Biomas, trilhas interpretativas, horta orgânica, ovolândia — com mais de 2 mil ovos em exposição — e a vila das abelhas sem ferrão. Além do Projeto ASAS (Área de Soltura de Animais Silvestres) desenvolvido em parceria com o Ibama, que já devolveu 188 animais à natureza.

Sobre a Gerdau
Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).