Iniciativa vai apoiar projetos voltados à educação empreendedora, habitação e reciclagem. Inscrições devem ser realizadas até 30 de setembro
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, abriu nesta segunda-feira, 01/09, as inscrições para o Edital de Investimento Social Minas Gerais 2026. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento das comunidades em que atua e tem como propósito estimular projetos que promovam impacto positivo e duradouro na vida das pessoas, fortalecendo o desenvolvimento social e econômico local.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de setembro, por meio do site Prosas | Edital – EDITAL INVESTIMENTO SOCIAL MINAS GERAIS 2026. Podem participar instituições da sociedade civil com projetos alinhados aos eixos do edital e com propostas a serem implementadas nos municípios de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Cordisburgo, Curvelo, Diamantina (Distrito de Senador Mourão), Divinópolis, Itabirito, Lassance, Olhos-d’Água, Ouro Branco, Ouro Preto, Três Marias e Várzea da Palma.
Com foco em áreas estratégicas como educação, geração de renda, inclusão social e desenvolvimento comunitário, o programa busca identificar instituições do terceiro setor e iniciativas que compartilhem do propósito da Gerdau de construir um futuro mais justo, inclusivo e sustentável.
“A Gerdau tem uma história de mais de 120 anos de presença no Brasil, sempre pautada pelo compromisso de crescer junto com as comunidades onde está inserida. Em Minas Gerais, este edital representa uma oportunidade de ampliar nosso impacto social positivo, fortalecendo parcerias com organizações que trabalham diariamente para transformar vidas”, afirma Bruno Castilho, gerente de Responsabilidade Social da Gerdau.
Cada instituição poderá inscrever um projeto por município. Já as agências de desenvolvimento locais poderão inscrever até três propostas, desde que em parceria com instituições sociais. Em caso de múltiplas submissões, será considerada apenas a última inscrição registrada. Instituições que já possuem parceria com a Gerdau devem estar com as prestações de contas regularizadas para garantir a habilitação no novo edital.
Em todas as suas edições, o Edital de Investimento Social da Gerdau apoiou projetos que beneficiou centenas de pessoas, fortalecendo a economia local e oferecendo oportunidades de crescimento para os moradores, contribuindo para a construção de comunidades mais fortes, inclusivas e sustentáveis, estimulando ações que deixem um legado positivo para as próximas gerações.
Serviço
Edital de Investimento Social Minas Gerais 2025/2026 Gerdau
Inscrições: até 30 de setembro pelo site Prosas | Edital – EDITAL INVESTIMENTO SOCIAL MINAS GERAIS 2026
Municípios de abrangência: Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Cordisburgo, Curvelo, Diamantina (Distrito de Senador Mourão), Divinópolis, Itabirito, Lassance, Olhos-d’Água, Ouro Branco, Ouro Preto, Três Marias e Várzea da Palma
Sobre a Gerdau
Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).