Massa de ar frio chega nesta segunda na sequência de dia escaldante e o mais quente desde o verão no Rio Grande do Sul
Uma enorme mudança na temperatura vai ocorrer no Rio Grande do Sul neste começo de semana depois de um domingo marcado por calor muito intenso com as maiores temperaturas máximas desde o verão em muitas cidades gaúchas e que em alguns pontos chegaram perto de 40ºC.

O que acontece agora? O Rio Grande do Sul esteve neste domingo sob a influência de uma massa de ar muito quente que se reforçou muito por condição pré-frontal, ou seja, pela aproximação de uma frente fria.
As máximas deste primeiro outubro de domingo rivalizaram com alguns dos dias mais quentes de janeiro e fevereiro com máximas acima de 35ºC em muitas cidades e marcas próximas de 40ºC em algumas.
Estações meteorológicas no interior registraram máximas neste domingo de 38,7ºC em Santa Cruz do Sul; 38,1ºC em Bom Princípio e Teutônia; 37,9ºC em Colinas; 37,7ºC em Estrela e Venâncio Aires; 37,5ºC em Portão e Triunfo; 37,4ºC em Rio Pardo; 37,3ºC em Porto Xavier; 37,2ºC em Rolante; 37,0ºC em Lajeado e Taquara; 36,5ºC em Candelária; 36,4ºC em Santa Rosa; 35,8ºC em Santo Ângelo e Santa Maria; 35,4ºC em Encruzilhada do Sul; 35,4ºC em São Luiz Gonzaga; 35,2ºC em Cachoeira do Sul; e 35,0ºC em Restinga Seca.

A região metropolitana de Porto Alegre foi umas das regiões mais quentes do estado neste domingo com máximas de 37,8ºC em Sapucaia do Sul; 37,3ºC em São Leopoldo; 36,2ºC em Nova Santa Rita; e 36,1ºC em Gravataí. Em Porto Alegre, onde pancadas de chuva durante a tarde impediram maior aquecimento, a temperatura chegou a 33,5ºC com enorme abafamento pela umidade em dia com características amazônicas.
E o que vai ocorrer agora? Uma massa de ar frio vai ingressar no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira na retaguarda da frente fria que trará chuva e temporais. A nova massa de ar, que substitui a quente, provocará uma queda bastante acentuada da temperatura no decorrer do dia.
Por isso, as máximas desta segunda-feira serão registradas na madrugada, ainda sob a influência do ar quente, com marcas em algumas cidades acima de 25ºC. A tarde desta segunda será bastante amena e as mínimas do dia ocorrem à noite, no final do período, quando grande parte do estado deve ter entre 12ºC e 15ºC.

Não se trata de uma massa de ar frio intensa, portanto não espere muito frio como nos meses do inverno, mas o alívio será significativo. As madrugadas de terça e quarta podem ter marcas ao redor de 5ºC ou menos em pontos da Campanha e da Serra do Sudeste. Nos Campos de Cima da Serra, a madrugada de quarta pode ter geada e marcas abaixo de 3ºC. Porto Alegre pode anotar 10ºC ou 11ºC no amanhecer da quarta.
COMO CONSULTAR OS MAPAS
Os mapas de temperatura deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial e os mais recentes de inteligência artificial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.
FONTE: METSUL