A possível presença de uma onça nas zonas rurais de Alfredo Vasconcelos, Senhora dos Remédios e Capela Nova vinha causando preocupação e apreensão entre produtores rurais desde agosto, quando um grande felino foi visto e filmado na localidade do Américo. Nas últimas semanas, criadores das regiões de Serra do Canto Galo, entre Carandaí e o distrito de Palmital dos Carvalhos, afirmaram ter perdido cabeças de gado em ataques que pareciam obra de um grande predador. O caso chegou a mobilizar o 31º Batalhão da Polícia Militar, após novos chamados de moradores e o compartilhamento de vídeos e fotos mostrando carcaças de bois com marcas compatíveis com mordidas de felinos.
Informações divulgadas nesta segunda-feira (20) apontam que o animal visto pode não ser uma onça, mas sim um jaguarundi (Herpailurus yagouaroundi), também conhecido como gato-mourisco ou eira. O animal possui corpo alongado, patas curtas e cauda comprida, lembrando uma doninha. Sua pelagem varia do cinza-escuro ao avermelhado, e ele pode apresentar colorações diferentes dentro da mesma região. É solitário, diurno e muito ágil, alimentando-se principalmente de pequenos mamíferos, aves, répteis e insetos.
As autoridades reforçam o alerta: em caso de avistamento de animais desse porte, é importante não tentar capturá-los nem se aproximar, acionando imediatamente a Polícia Ambiental (190) ou o Corpo de Bombeiros (193). Matar animais silvestres é crime ambiental, com pena de detenção de seis meses a um ano e multa, agravada em caso de espécies ameaçadas ou raras. O caso segue acompanhamento, em parceria com o IBAMA e o Ministério Público. (Com informações CapelaNews)