O Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), representado atualmente pelo Presidente (Anderson Cabido – Prefeito de Congonhas); o Secretário Executivo, Paulo Cezar Lopes Correa, além da atuação também do Consultor Técnico (Eng. Crispim Ribeiro), conta atualmente com várias outras atividades para atendimentos a dezenas de municípios consorciados (interceptados e influenciados) pela rodovia BR 040, atuando também junto às obras da rodovia BR 040 desde 2015, até a presente data, junto a atual Concessionária da Rodovia, na busca não só de soluções da rodovia, como também nas discussões dos trabalhos e minimização dos acidentes que vem ocorrendo ao longo do trecho em questão.
Em 08 de maio de 2023, o CODAP liderou a coordenação e organização de uma MEGA Audiência Pública promovida pela Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (PGJ/MPMG),, em Lafaiete, no auditório da Faculdade de Direito, que reuniu centenas, além de autoridades representantes de mineradoras, Prefeituras entidades civis, Deputado Federal Padre João, Promotores de Justiça das Comarcas da Região, entre outras, para discutir alternativas à sobrecarga de veículos pesados na rodovia BR 040. O encontro teve grande repercussão e resultou na criação de um grupo de trabalho interinstitucional, vinculado ao COMPOR, braço de articulação da Procuradoria Geral de Justiça do MPMG, com a missão de estruturar medidas concretas para reduzir o tráfego de caminhões nas referidas rodovias BR 040/ MG 356.
Desde então, o grupo executivo da Rodovia do Minério, vem avançando em propostas inovadoras. Uma das principais é a abertura da Estrada de Ligação Pico-Fábrica, rodovia privada de 24 quilômetros administrada pela Vale desde 2014, para uso compartilhado por outras mineradoras. A via liga a Mina do Pico (Itabirito, à Mina de Fábrica, (Congonhas), e a sua liberação poderá desafogar significativamente o tráfego de caminhões que hoje cruzam as rodovias Estado e União.
O grupo, composto pelos representantes: AMGI (Eng. Orlando Amorim Caldeira); AMALPA (Danilo Albuquerque);, CREA/MG- CMA (Eng. Herzio Mansul); DER-MG, Empresas de Mineração;, Prefeituras Municipais; órgãos públicos e entidades privadas, entre outro, reuniram – se nesta semana pela quarta vez, na sede da PGJ/MPMG, para consolidar um Plano Segurança de tráfego na BR 040 e avaliar intervenções prioritárias de manutenção, sustentabilidade e desenvolvimento logístico.
Entre as alternativas em discussão, está também a antecipação urgente de obras em pontos críticos da BR-040, sob responsabilidade da concessionária EPR Via Mineira, e a criação de faixas preferenciais para veículos pesados entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete. A concessionária informou, em nota, que as propostas estão sendo analisadas em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e com o Governo Federal, dentro dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

Outro projeto estratégico é o Terminal Ferroviário do Bação (TFB (Distrito de Itabirito)), da empresa Bação Logística, A estrutura está prevista para entrar em operação em meados de 2027, deve reduzir em até mais de 600 viagens diárias de caminhões, com investimento superior a R$ 50 milhões a serem aplicados nas rodovias BRs 040 e 356.
As reuniões contam com a participação de executivos da Vale, Gerdau, Bação Logística, EPR Via Mineira, SAFM Mineração, Herculano Mineração, Cedro Mineração, Mineração Ferro Puro, Vallourec, Grupo, além da Mendes, Minar Mineração Arredes, MSM Mineração Serra da Moeda, entre outras empresas relevantes do setor minerário.
A atuação do CODAP, juntamente com outros órgãos participantes citados, é vista como essencial nesse processo, por promover a integração entre os Municípios (interceptados e influenciados) pela rodovia 040, afetados e manter o diálogo constante entre o Poder Público, as Empresas e a Sociedade Civil. Segundo avaliação de participantes do grupo, a experiência do consórcio na gestão regional de políticas públicas tem sido fundamental para dar coerência e continuidade às discussões.
Se implementadas, as medidas em estudo, poderão representar um avanço histórico para a infraestrutura do Alto Paraopeba e para toda a malha logística mineira, ao reduzir o fluxo de caminhões pesados, diminuir impactos ambientais, econômicos e sociais, além de melhorar a fluidez do transporte entre as principais cidades e polos industriais da região.



