×



Heineken investe R$ 2,5 bi em fábrica com capacidade para produzir 120 mil latas por hora em Minas

A cervejaria holandesa Heineken inaugura nesta quinta-feira (6) a nova fábrica em Passos, no Sul de Minas. O empreendimento, que contou com investimento de R$ 2,5 bilhões – um dos maiores aportes do grupo nos últimos anos no Brasil -, tem capacidade de produzir 120 mil latas de cerveja por hora. Inicialmente, a fábrica irá produzir apenas as marcas Heineken e Amstel, sendo possível inserir outros produtos do grupo no futuro, como Eisenbahn, Sol, Blue Moon, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial e outras. “Existe a possibilidade de trabalharmos com todas as marcas do nosso portfólio. Hoje, a gente começa com a Amstel e Heineken, por uma questão estratégica, mas que é totalmente possível”, disse o diretor de produção da fábrica, Leonardo Sandre. 

Segundo o diretor de projetos da Heineken, Sansão Lamas,  a localização em Passos foi “cuidadosamente escolhida”, com objetivo de aproximar a produção dos “principais centros de consumo da região Sudeste”.Além disso, a cidade é um “ponto estratégico” para a empresa devido à disponibilidade de insumos, como água e malte, e de mão de obra.

“Existem vários fatores, mas um preponderante é o técnico. Somos um grande consumidor de água e precisamos de uma população que tenha potencial para nos atender no quesito mão de obra. Também existem aspectos logísticos, da distância de onde produzimos para onde vamos distribuir”, destacou Sansão.

Mais de 2 mil empregos 

As obras para a construção da fábrica começaram em 2023 e foram concluídas no segundo semestre deste ano. Durante as intervenções, foram gerados 2.200 empregos diretos e 11 mil indiretos, segundo o grupo Heineken. A operação da unidade conta com 350 colaboradores efetivos, sendo que 70% são moradores da região. 

A unidade de Passos é a 14ª unidade produtiva da Heineken no Brasil e a primeira em Minas. Agora, a empresa conta com 12 cervejarias e duas microcervejarias espalhadas em território nacional. O investimento feito na fábrica é o maior desde 2017, quando a empresa reforçou a presença no país após adquirir a Brasil Kirin – companhia de bebidas que possuía marcas como Schin, Devassa e Eisenbahn.

Primeira fábrica da Heineken construída ‘do zero’ no Brasil 

A nova fábrica de Passos é a primeira unidade “Greenfield” (construída integralmente do zero) da Heineken no Brasil. O empreendimento, que ocupa uma área equivalente a 140 campos de futebol, opera com eletricidade proveniente de fontes renováveis e possui um sistema de reaproveitamento de água que visa reduzir em até 30% o consumo hídrico a cada 100 litros produzidos. 

“Quando você começa do zero, com tanta experiência, bagagem e aprendizado global e nacional, podemos fazer uma produção ainda mais moderna e mais eficiente”, pontuou a diretora de comunicação da Heineken no Brasil, Maria Fernanda Cunha.

  • Hoje em Dia

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp