Um detento de 33 anos fugiu do Presídio de Viçosa, na Zona da Mata, durante a realização de um trabalho interno na unidade. A fuga, registrada por câmeras de segurança no dia 3 de novembro, rapidamente ganhou repercussão, sobretudo após a identificação do preso: Luiz Carlos Silva Santana Junior, condenado por crimes de grande impacto na região de Conselheiro Lafaiete e Rio Espera.
Como aconteceu a fuga
Imagens do circuito interno mostram Luiz Carlos e outro detento sendo escoltados por dois agentes penitenciários no momento em que realizavam o descarte de sacos de lixo. No trajeto, o detento aproveita uma brecha na vigilância, corre em direção à rua e consegue escapar sem ser alcançado.A fuga foi confirmada pela direção da unidade, que abriu procedimento interno para apurar eventuais falhas e responsabilidades.

Histórico criminal na região
No dia 3 de maio de 2024, ele e um comparsa também participaram de um roubo à mão armada em Conselheiro Lafaiete, a 120 km de Viçosa, desta vez a uma joalheria. As funcionárias foram rendidas, levadas até o cofre e obrigadas a entregar a mercadoria guardada, além das que estavam na vitrine. Durante o assalto foram levadas joias e relógios, com prejuízo estimado em quase R$ 500 mil. Por este crime, ele foi condenado a 13 anos, 7 meses e 10 dias de prisão em regime fechado. Já pelo roubo em Rio Espera, a sentença determinou pena de 7 anos de prisão, também em regime fechado.
Buscas continuam
Após a fuga, a Polícia Penal e as forças de segurança da região reforçaram as buscas. Até o momento, não há confirmação de recaptura. Autoridades pedem que qualquer informação sobre o paradeiro do fugitivo seja repassada de forma anônima pelos canais oficiais de denúncia.
Fugas
Preso que escapou tem seis passagens pelo sistema prisional por tráfico de drogas. Luiz Carlos foi encarcerado pela primeira vez em dezembro de 2015. Nas cinco primeiras vezes, ele foi solto por determinação da Justiça, de acordo com a Sejusp-MG (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais).
Um segundo detento encarcerado na unidade de Viçosa também conseguiu escapar. O preso, identificado como Tharley Chaves de Souza, 25, fugiu no dia 10 deste mês, sete dias após a fuga de Luiz Carlos. Tharley também fugiu durante trabalho interno no presídio. A Sejusp-MG não forneceu detalhes sobre como o detento conseguiu escapar. Ele tem passagem pelo sistema prisional desde outubro de 2020 por tráfico de drogas.



