×

Semana da Consciência Negra tem programação cultural no Solar

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete promove entre os dias 18 e 20 de novembro a Semana da Consciência Negra, com uma programação que valoriza a identidade, a história e a força do povo negro. As atividades serão realizadas no Solar Barão do Suaçuí, com exposições, rodas de conversa, oficinas e apresentações que fortalecem o diálogo e o respeito à igualdade racial.

O evento destaca narrativas que ajudaram a construir a cidade, ressaltando a importância da preservação da memória e da afirmação cultural. A abertura foi nesta terça-feira, 18, com visitação de escolas a Exposição “Orgulho que Nasce”, que segue aberta ao público até às 17h. A exposição, uma realização do Projeto União do Morro – Margarete Machado, ressalta a beleza e a potência da autoafirmação.

quarta-feira, 19/11, será marcada por uma Mesa de Debate, às 9h, abordando a Igualdade Racial sob a ótica institucional e da saúde. O encontro contará com a participação de Janaína Fernandes da Silva, Coordenadora Geral Institucional do Ministério da Igualdade Racial (MIR), e Daniela Teles, Diretora de Ações Afirmativas e referência no Comitê Técnico de Saúde da População Negra da UFJF. O debate é vital para entender as políticas públicas necessárias para combater as profundas desigualdades estruturais que afetam a população negra em áreas como emprego, educação e saúde. A exposição “Orgulho que Nasce” também estará disponível neste dia.

Dia Nacional da Consciência Negraquinta-feira, 20/11, será celebrado com um Cinema Comentado às 18h. A arte audiovisual é ferramenta poderosa para educar e fomentar a crítica social, trazendo narrativas que frequentemente são invisibilizadas pela mídia tradicional.

Na sexta-feira, 21/11, a programação oferece um momento literário com o Lançamento do Livro “Tão Humano” às 18h, escrito por Anderson Rodrigues Torchi. A literatura negra é fundamental para a autoafirmação e para a reescrita da história sob a perspectiva de quem a vive e constrói.

O encerrando será na segunda-feira, dia 24/11, a Roda de Conversa sobre Letramento Racial, às 8h30, promete ser um dos pontos altos. O conceito de letramento racial vai além da simples tolerância e exige que a sociedade se eduque ativamente para reconhecer, nomear e desmantelar o racismo cotidiano. É a chave para a transformação social.

A realização da Semana da Consciência Negra é fruto de um esforço conjunto, contando com a MALFORRIA na realização e o apoio cultural da Secretaria Municipal de CulturaAFROÁ, e o Quilombo Mato Dentro, demonstrando a articulação entre poder público e a sociedade civil organizada em prol da causa.

O evento é aberto ao público e convida a comunidade a participar, refletir e compartilhar conhecimentos que fortalecem a consciência social e a igualdade racial no município.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp