A Câmara Municipal de Congonhas aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 43/2025 de autoria do vereador Igor Souza Costa (PL) que denomina o novo viaduto que está sendo construído na entrada da cidade como Viaduto Dra. Miriam Kruger Schwab de Freitas. A estrutura ligará a Avenida Micael Pereira de Souza à BR-040, no bairro Campo das Flores. A homenagem reconhece a trajetória de dedicação da médica pediatra Dra. Miriam, que se mudou para Congonhas em 1979 e marcou sua história na cidade por meio de um extenso trabalho na saúde pública e em instituições sociais.
Em 1982, Miriam auxiliou na formação da Associação de Bem Estar Social de Congonhas (ABESC), primeira entidade a amparar a maternidade, a infância e o menor abandonado em Congonhas, tornando-se vice-presidente da Associação.

A médica pediatra atuou no Hospital Bom Jesus, fez parte do Conselho Curador da Fundação Municipal de Saúde e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e foi uma das fundadoras do Centro de Referência Psicossocial da Adolescência e da Infância (CERPAI). Dra. Miriam faleceu em julho de 2025 e seu nome deverá ficar eternizado na entrada da cidade que ajudou a cuidar por décadas.
Por Reinaldo Silva

![OC011025E-Banner-digital-estático-[Portal]-vLogo-970x120-px](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/OC011025E-Banner-digital-estatico-Portal-vLogo-970x120-px.png)



