Rosemir Hermenegídio, natural de Carandaí e residente em Conselheiro Lafaiete, é um dos guardiões da Cerâmica Saramenha, com aprendizado diretamente do Mestre Bitinho. O ceramista iniciou sua jornada de artesão no ano de 1985, na cidade de Ouro Branco, onde o grande Mestre Bitinho tinha sua pequena fábrica de objetos saramenhos e ateliê. A cerâmica, para Bitinho, era segredo de família que passava de pai pra filho ele aprendeu com o avô e ele que não tinha mais interesse em fazer. Mas encontrou em Rosemir a possibilidade de ver a arte ceramista da família ter prosseguimento. A cerâmica Saramenha no Brasil começou quando o Padre Viegas de Menezes trouxe de Portugal para cá esta ciência cultural. Anos depois Rosemir aprendeu a técnica que, atualizada por ele, é hoje contada em livro. Mestre Rosemir teve sua capacidade técnica reconhecida pelo CEART (Centro de Artesanato Mineiro). Este importante reconhecimento aconteceu após exposição de 50 anos do CEART, referendando ROSEMIR HERMENEGÍDIO como MESTRE DA CERÂMICA SARAMENHA, através de catalogo da instituição. Hoje ele é referência para o artesanato tradicional e arte popular de Minas Gerais.

“Todo ato de criar é um documento de uma maneira de pensar o mundo. Constitui uma caminhada que leva a uma reflexão sobre o que significa o próprio ato de fazer arte. Pode ser considerado um campo de experimentações em que não se trata de encontrar erros ou acertos, mas de se lançar a um processo de pesquisa contínua. A jornada de Rosemir Hermenegídio pela cerâmica Saramenha inclui memórias afetivas, visões do mundo considerado real e atos imaginativos. Tudo convive e desperta no próprio criador e no público um pensar sobre como é feito aquilo que é mostrado”.
Trecho do Prefácio de Oscar D’Ambrósio, do livro Cerâmica Saramenha
RENASCER CULTURAL
A cerâmica Saramenha recomeça pela persistência salutar de Mestre Bitinho e do historiador, professor e artesão Petrus Evangelista. A cerâmica Saramenha recomeça sua história tão significativa na publicação deste livro. Aliás a Cerâmica Saramenha vai recomeçar sempre que o dia nascer, sempre que a história dos povos gritar por socorro, sempre que um novo artesão começar a modelar. A Cerâmica Saramenha e outros saberes históricos da humanidade só estarão preservados e não apenas respirando por aparelhos, assim como a fauna e a flora, assim como os bichos seculares, no dia em que o coração da velocidade não virar pedra.
SERVIÇO:
Lançamento do Livro CERÂMICA SARAMENHA
Autor: MESTRE ROSEMIR
Dia e Horário: 23 de janeiro de 2026, às 20 horas
Local: Solar Barão de Suassuí
(Rua Barão de Suassuí, 106 – Centro – Conselheiro Lafaiete)
Publicação: EDITORA LESMA














